A Great Wall Motors (GWM) prepara o lançamento do Tank 300 no Brasil em 2025, mas uma atualização no interior do modelo, revelada recentemente na China, pode não estar presente nas unidades importadas para o mercado brasileiro. A importação dos veículos começou antes da mudança no design interno.
O design exterior do Tank 300 mantém o formato robusto, que lembra o Mercedes-Benz Classe G. No entanto, o interior passou por uma transformação significativa, ganhando um aspecto mais moderno e minimalista. A central multimídia, antes integrada ao painel, agora surge como uma tela flutuante, acompanhada por um painel de instrumentos também independente.

O console central foi redesenhado, com a manopla de câmbio substituída por uma haste na coluna de direção. A quantidade de botões físicos foi reduzida, abrindo espaço para dois carregadores por indução e acabamento em couro com detalhes metálicos, conferindo um ar mais sofisticado. Modelos flagrados no Brasil ainda exibem o interior no design anterior.
O site Autoesporte registrou imagens de unidades do modelo sendo transportadas por caminhões-cegonhas em uma rodovia de São Paulo, no caminho das rotas. A previsão é que o lançamento ocorra até abril, com as vendas iniciando logo em seguida. Com preço de R$ 380 mil, o Tank 300 será o modelo mais caro da GWM no Brasil.

Sob o capô, o GWM Tank 300 é equipado com um motor 2.0 turbo a gasolina de 245 cv, que trabalha junto a dois motores elétricos, um em cada eixo, formando um sistema híbrido plug-in (PHEV). A GWM informa que a potência total é de 408 cv e o torque atinge 76,5 kgfm, permitindo que o carro acelere de 0 a 100 km/h em apenas 6,8 segundos. A transmissão é automática de nove marchas, e a bateria tem 37,1 kWh, composta por níquel, manganês e cobalto (NMC).
Em relação á dimensões, o SUV apresenta 4,73 metros de comprimento, 1,93 metro de largura, 1,93 metro de altura, 2,75 metros de entre-eixos e 22,2 cm de altura do solo. Os ângulos de ataque (32°) e saída (33°), a tração 4×4 com reduzida e o bloqueio de diferencial garantem sua capacidade em terrenos desafiadores.

O GWM Tank 300 chega para competir no crescente mercado de SUVs off-road premium, onde enfrentará concorrentes como Jeep Wrangler, Ford Bronco, Land Rover Defender e o futuro Denza B5 da BYD. Desde 2020, o Tank 300 já ultrapassou a marca de 280 mil unidades vendidas em mercados como China, México e Austrália. Falando em carros elétricos, a Volvo EX90: SUV elétrico de 7 lugares chega ao Brasil em pré-venda.