A GWM acaba de registrar o *facelift* de meia-vida do Haval H6 no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O SUV, que já havia sido apresentado na China em junho de 2024, tem sua produção confirmada para a fábrica de Iracemápolis (SP). O registro no INPI protege o design do veículo contra cópias no Brasil.
Embora o registro no INPI seja um passo importante, a chegada imediata do modelo reestilizado às ruas brasileiras não deve acontecer. Na China, a pré-venda do novo Haval H6 já começou com condições especiais. O modelo é um dos SUVs mais vendidos por lá, impulsionado pelas mudanças visuais da atualização, sem alterar os conjuntos mecânicos já existentes.

A GWM planeja iniciar a produção do Haval H6 no Brasil no segundo semestre de 2025. No entanto, a produção inicial deverá manter o visual atual do modelo, sem o *facelift*, por pelo menos mais alguns anos. É importante acompanhar as novidades do mercado automotivo, como a Renault revela planos de lançamentos globais, incluindo SUV para o Brasil e as estratégias de outras montadoras.
Em 2024, o GWM Haval H6 registrou 22.893 unidades emplacadas, de acordo com dados da Fenabrave. Já em janeiro de 2025, foram vendidas 2.241 unidades do modelo, ficando atrás do BYD Song Plus, que somou 3.185 emplacamentos.

Na China, o Haval H6 está disponível com motores 1.5 e 2.0 turbo híbridos, entregando 181 cv e 27,5 kgfm no primeiro, e 235 cv e 38,5 kgfm no segundo. O câmbio pode ter sete ou nove marchas, dependendo da versão, e a tração é sempre integral.
No Brasil, o SUV é oferecido com motor 1.5 turbo híbrido em duas configurações: a versão HEV, com 243 cv, e a GT, que alcança 393 cv.
O que mudou no visual do Haval H6?
As principais mudanças visuais do *facelift* do Haval H6 se concentram na dianteira e na traseira do veículo:
- Dianteira: A grade frontal foi ampliada e agora apresenta filetes retangulares mais largos, com um design mais fechado. Os faróis foram redesenhados e utilizam 54 lâmpadas LED, com alcance de até 190 metros. O para-choque também foi remodelado, eliminando os faróis de neblina.
- Laterais: As alterações nas laterais são sutis, com destaque para as novas opções de rodas, que variam de acordo com a versão.
- Traseira: As lanternas traseiras, antes interligadas por uma barra iluminada, agora são separadas, remetendo ao design do Lexus NX 300h. O nome “HAVAL” ganhou destaque na tampa do porta-malas, que também foi atualizada. O para-choque traseiro manteve seu design original.
Com as mudanças, o comprimento do SUV aumentou em 50 milímetros, atingindo 4,70 metros. As demais dimensões – largura (1,86 m), altura (1,73 m) e entre-eixos (2,73 m) – permaneceram inalteradas.

Apesar do registro do *facelift* no INPI, a GWM não pretende lançar o Haval H6 com a nova estética tão cedo no Brasil. A estratégia da empresa é manter os modelos sem alterações visuais por pelo menos três anos após o lançamento.
Como o modelo atual chegou ao Brasil em 2023, o *facelift* é esperado somente a partir de 2026 ou 2027. A produção em Iracemápolis focará no Haval H6 já conhecido, aproveitando os incentivos fiscais para híbridos fabricados localmente, concedidos pelo programa Mover do Governo Federal.

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