A Great Wall Motors (GWM), por meio da sua marca premium Wey, está reforçando sua presença no mercado de minivans de luxo com a nova linha Gaoshan. O modelo, que antes era único, virou uma série completa com três versões: Gaoshan 7, 8 e 9.
O Gaoshan 8 e o 9 já foram apresentados e trazem um visual moderno, inspirado em minivans premium como o Toyota Alphard. Ambos têm grade frontal cromada, teto reto, sensor LiDAR no topo, rodas de 18 polegadas e portas traseiras deslizantes.
Não perca nada!
Faça parte da nossa comunidade:
A diferença entre os dois está mais nas medidas e no público-alvo. O Gaoshan 8 tem 5,28 metros de comprimento e configuração interna 2+2+3, além de um porta-malas de 435 litros e uma tela de 17,3 polegadas para os passageiros do meio. Já o Gaoshan 9 é mais longo, com 5,41 metros, e traz uma disposição 2+2+2, focada no conforto máximo, apesar de um porta-malas menor, com 315 litros.
Por dentro, os dois compartilham o mesmo painel com duas telas de 15,6 polegadas, um display digital de 12,3 polegadas atrás do volante e um head-up display de 26 polegadas. Também oferecem carregador sem fio para celular e um refrigerador de 12,5 litros no console.
Ambos são equipados com um sistema híbrido plug-in que une um motor 1.5 turbo de 170 cavalos a dois motores elétricos de 107 e 228 cavalos, somando 452 cavalos no total. A tração é integral (4WD) nas duas versões.
O que muda de um para o outro é a bateria. O Gaoshan 8 vem com uma de 44,28 kWh e autonomia elétrica de até 172 km (ciclo WLTC). O Gaoshan 9 usa uma bateria maior, de 51,55 kWh, que garante até 201 km no mesmo ciclo.
Os preços seguem a lógica do tamanho e sofisticação: o Gaoshan 8 sai por 309.800 yuan (cerca de 43 mil dólares), enquanto o Gaoshan 9 custa 353.900 yuan (em torno de 49.100 dólares). Os principais rivais são Denza D9, Voyah Dream e Xpeng X9.
O Gaoshan 7 ainda não foi lançado, mas será o mais compacto da família, com 5,05 metros de comprimento e entre-eixos de 3,08 metros. A ideia é oferecer uma opção mais acessível dentro da linha.
A GWM decidiu transformar o Gaoshan em uma série após o desempenho abaixo do esperado do modelo original, lançado em outubro de 2023. Ele vendeu 8.378 unidades entre novembro de 2023 e abril de 2025 e também é conhecido como Wey 80 fora da China.
Com o mercado chinês cada vez mais competitivo no segmento de MPVs de luxo, a GWM aposta em variedade e tecnologia para atrair clientes, oferecendo conforto, sofisticação e boa autonomia elétrica. Vale lembrar que Lula defende investimento em educação para o Brasil competir com a China no setor de carros elétricos.
A chegada do Gaoshan 7 nos próximos meses deve completar a família e ampliar o alcance da marca Wey no segmento de minivans híbridas premium. A concorrência acirrada no mercado chinês reflete também nas vendas da Tesla na China, que sofreram uma queda anual de 8,56% em abril.