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GWM lança Tank 500 Hi4-Z com nova tração e bateria aprimorada para off-road

Classificado pela montadora como um modelo “pan off-road”, o Tank 500 Hi4-Z foi lançado na China pela Great Wall Motors (GWM)

A Great Wall Motors (GWM) iniciou 2024 com o lançamento do Tank 500 Hi4-Z, um veículo classificado pela montadora como um modelo “pan off-road”. Disponível em configuração única, o carro chega ao mercado chinês com preço de 363.800 yuan (aproximadamente US$ 49.850), valor inferior ao anunciado na pré-venda de dezembro.

Embora seja uma versão PHEV (híbrida plug-in), o Tank 500 Hi4-Z não substitui o modelo Hi4-T. Visualmente, exceto pelos emblemas, os dois veículos são idênticos, com dimensões de 5078 mm de comprimento, 1934 mm de largura, 1905 mm de altura e 2850 mm de distância entre eixos.

GWM lança Tank 500 Hi4-Z com nova tração e bateria aprimorada para off-road
Foto: Divulgação

A principal diferença entre o Hi4-Z e o Hi4-T reside na capacidade da bateria e na nova estrutura de tração nas quatro rodas desacoplada. A GWM afirma que essa configuração não só se distingue de outros veículos off-road PHEV, mas também oferece capacidade superior em terrenos acidentados.

A suspensão traseira do Hi4-Z mantém a arquitetura de eixo integral multi-link, proporcionando maior curso. Isso permite um ângulo de torção acentuado em terrenos irregulares e aumenta a capacidade de superar obstáculos, além de apresentar maior resistência estrutural para condições off-road intensas.

Esta é a primeira vez que a GWM equipa um veículo com este sistema. No sistema Hi4-T, a posição do eixo de transmissão limita o posicionamento da bateria ao assoalho do porta-malas, o que reduz o espaço e também a capacidade da bateria. No Hi4-Z, a bateria está localizada entre os eixos dianteiro e traseiro, no chassi, possibilitando o uso de uma bateria de 59,05 kWh. Segundo a GWM, a autonomia de 201 km em ciclo WLTC é suficiente para uma semana de condução totalmente elétrica.

GWM lança Tank 500 Hi4-Z com nova tração e bateria aprimorada para off-road
Foto: Divulgação

O Tank 500 Hi4-Z possui altura mínima do solo de 210 mm, ângulo de ataque de 29 graus e ângulo de saída de 24 graus. A autonomia total do veículo é de 1096 km, medida em ciclo WLTC.

O interior do Tank 500 Hi4-Z é similar ao da versão Hi4-T, com painel de instrumentos LCD de 12,3 polegadas e tela de infoentretenimento de 14,6 polegadas. Inclui também espelho retrovisor com streaming, head-up display, volante de três raios e o sistema de cockpit inteligente Coffee OS 3.0. Os bancos são revestidos em couro Nappa, com aquecimento, ventilação e função de massagem nos dianteiros.

O conjunto motriz do Hi4-Z é baseado em um motor 2.0T a gasolina, capaz de entregar 185 kW de potência e 380 Nm de torque. Este é o novo motor E20NB de ciclo Miller, que estreou em 2024. O motor está acoplado a uma transmissão híbrida DHT de três velocidades.

O sistema híbrido conta ainda com dois motores elétricos, que elevam a potência combinada para 635 kW e o torque máximo para 1195 Nm. O motor dianteiro oferece 215 kW e 400 Nm, enquanto o motor traseiro entrega até 240 kW e 415 Nm.

Com esse conjunto, o Tank 500 Hi4-Z acelera de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos. Mesmo no modo de condução com bateria descarregada, a aceleração pode ser alcançada em cinco segundos. O consumo de combustível declarado é de 8,6 L/100km.

GWM lança Tank 500 Hi4-Z com nova tração e bateria aprimorada para off-road
Foto: Divulgação

A bateria é do tipo NCM de lítio ternário e suporta carregamento rápido de 163 kW. De acordo com a GWM, esta capacidade é 60% superior a outros veículos off-road híbridos plug-in, permitindo um carregamento de 30% a 80% em apenas 15 minutos, com potência de descarga de até 600 kW.

O Tank 500 Hi4-Z está disponível em quatro cores: preto, cinza, branco e uma versão com pintura que muda progressivamente do branco na frente para o vermelho na traseira.

A GWM tem grandes expectativas para o Tank 500 Hi4-Z, que já contabilizou cerca de 6.000 pedidos nas primeiras 24 horas de pré-venda.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

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