A Great Wall Motor (GWM), gigante automotiva chinesa, firmou parceria com a Nio, especialista em veículos elétricos (VEs), para integrar sua rede de carregamento. A colaboração permite que os usuários das marcas Haval, Wey, Ora e Tank da GWM acessem a extensa infraestrutura de carregamento da Nio Power em toda a China.
O anúncio, divulgado no aplicativo da Nio e posteriormente confirmado pela GWM na plataforma Weibo, detalha que os clientes das quatro marcas da Great Wall Motor agora podem localizar e utilizar os carregadores da Nio Power através de seus respectivos aplicativos móveis, usufruindo de uma experiência de carregamento otimizada.

A Great Wall Motor é a 17ª marca a estabelecer essa parceria com a Nio, juntando-se a nomes como Xiaomi EV, Arcfox, Avatr e Chery. A Nio Power opera uma das maiores redes de carregamento público na China, com:
- 2.665 estações de super carregamento, totalizando 12.334 carregadores.
- 1.688 estações de carregamento de destino, oferecendo 13.133 carregadores.
Em 2024, a Great Wall Motor comercializou 321.795 veículos de novas energias (NEVs), que incluem veículos elétricos híbridos plug-in (PHEVs) e veículos totalmente elétricos (BEVs), representando um aumento de 22,88% em relação ao ano anterior. Em janeiro de 2025, as vendas de NEVs da GWM atingiram 22.263 unidades. A desaceleração das vendas de veículos NEV na China em fevereiro pode influenciar futuras parcerias e estratégias de mercado.
A Nio também opera 3.113 estações de troca de baterias na China, sendo 966 localizadas em rodovias. Durante o período de pico de viagens do Ano Novo Chinês, entre 22 de janeiro e 5 de fevereiro, a Nio forneceu 1.065.435 serviços de carregamento, com mais de 80% dos pedidos atendendo a usuários de outras marcas, incluindo Tesla, BYD e Li Auto.
A colaboração ocorre em um momento em que a BYD retorna ao clube do trilhão de Yuans, impulsionada por sua estratégia de direção inteligente e forte presença no mercado de veículos elétricos.