A GWM Cannon 2025, picape que vem sacudindo o segmento, chega com novidades importantes. Mais potente e com capacidade de reboque aprimorada, a Cannon busca consolidar sua posição no mercado. Mas será que agora ela se tornou imbatível?
Pontos Positivos:
- Motor 2.4L turbo-diesel mais forte
- Tração 4×4 sob demanda
- Excelente custo-benefício
- Capacidade de reboque de 3500kg
- Cabine modernizada

Pontos a melhorar:
- Solavancos na arrancada
- Suspensão e refinamento médios
- Painel de instrumentos ofuscado pela luz do sol
- Problemas de qualidade de construção
- Leve aumento de preços
Quando a GWM Ute (agora conhecida como Cannon) surgiu em 2021, o segmento de picapes recebeu um choque. Com um preço de entrada de R$ 35.490 (valor australiano), a GWM se distanciou de rivais como a LDV T60 e a Mahindra Pik-Up.

A Cannon obteve cinco estrelas no teste de segurança ANCAP, apresentava bom desempenho e um interior luxuoso, apesar de alguns detalhes de acabamento.
Uma das principais mudanças é a substituição do motor 2.0L turbo-diesel de 120kW e 400Nm pelo 2.4L turbo-diesel da Cannon Alpha, que entrega 135kW e 480Nm. Esses números se aproximam dos da Mitsubishi Triton (150kW/470Nm) e da Nissan Navara (140kW/450Nm).
A GWM Cannon agora possui capacidade de reboque de 3500kg e a montadora afirma ter fortalecido o chassi e a suspensão para suportar essa capacidade. O design também foi modernizado, com a substituição do excesso de cromados por cores mais escuras na grade e em outros detalhes.
Equipamentos e versões do GWM Cannon 2025:
Disponível apenas com tração 4×4, a linha Cannon começa com a versão Lux, que inclui:
- Rodas de liga leve de 18 polegadas
- Bloqueio do diferencial traseiro
- Faróis de LED
- Estribos laterais
- Amortecimento na tampa traseira
- Bancos em couro sintético
- Ajuste elétrico de seis posições para o banco do motorista
- Ajuste manual de quatro posições para o banco do passageiro
- Carregador de celular sem fio
- Ar-condicionado de uma zona
- Painel de instrumentos digital de 7 polegadas
- Tela multimídia de 12,3 polegadas
- Apple CarPlay/Android Auto sem fio
- Sistema de som com seis alto-falantes
- Limpadores de para-brisa automáticos com sensor de chuva
A versão Ultra adiciona:
- Teto solar
- Vidros traseiros escurecidos
- Degrau na tampa traseira
- Bancos com revestimento em couro, aquecimento e ventilação
- Volante aquecido
- Ajuste elétrico de quatro posições para o banco do passageiro dianteiro
- Iluminação ambiente
- Retrovisor interno com escurecimento automático
- Câmera 360 graus
- Sensores de estacionamento dianteiros
A Vanta é um pacote de estilo para a Ultra, com rodas de liga leve de 18 polegadas pretas, barra esportiva e detalhes em preto na grade, arcos das rodas, espelhos e maçanetas.

A versão XSR, focada no off-road, troca o sistema 4×4 sob demanda por um sistema de tração parcial e adiciona:
- Bloqueio do diferencial dianteiro
- Snorkel
- Modos de condução off-road adicionais
- Estribos laterais de metal
- Grade exclusiva
A GWM afirma ter levado a sério as críticas da imprensa e dos clientes, e uma equipe da China trabalhou na suspensão e no chassi para lidar com a capacidade de reboque de 3,5 toneladas e melhorar a dirigibilidade.
O motor 2.4L turbo-diesel entrega 135kW a 3600rpm e 480Nm entre 1500 e 2500rpm, e o câmbio automático de nove marchas oferece uma marcha a mais em relação ao antigo motor 2.0L com câmbio de oito marchas.
A tela multimídia de 12,3 polegadas é brilhante e relativamente rápida, e possui botões físicos para acessar funções como mídia e ar-condicionado. O sistema é compatível com Apple CarPlay e Android Auto sem fio. A versão Ultra testada também conta com bancos aquecidos/ventilados, volante aquecido, ajuste elétrico para ambos os bancos dianteiros e teto solar.
A Cannon mantém a classificação de cinco estrelas do ANCAP de 2021. Os resultados dos testes são:
- 86% – Proteção de ocupante adulto
- 87% – Proteção de ocupante infantil
- 67% – Proteção de usuários vulneráveis da via
- 73% – Assistência de segurança
A GWM oferece garantia de sete anos sem limite de quilometragem para a Cannon, além de cinco anos de serviço de preço fixo e assistência na estrada. Os intervalos de serviço são a cada 12 meses ou 10.000km, após o serviço inicial aos seis meses ou 5.000km.
O consumo de combustível combinado é de 8,4L/100km, uma melhoria em relação aos 9,4L/100km do antigo motor 2.0L turbo-diesel.
A Cannon ainda oferece um bom custo-benefício e as melhorias justificam o aumento de preço. Vale a pena fazer um test drive e comparar com outras opções no mercado, assim como a Ram Rampage Laramie Turbodiesel ganha pacote Night Edition no Brasil. Fique de olho também, pois a Nova Toyota Hilux 2026 está prevista para ser lançada no segundo semestre.