A General Motors (GM) e a Hyundai anunciaram que estão explorando uma possível parceria estratégica focada no desenvolvimento conjunto de produtos, manufatura e tecnologias de energia limpa. As discussões, que ganharam força nos últimos meses, envolvem a troca de veículos entre as montadoras, visando otimizar custos e atender às demandas do mercado norte-americano e brasileiro.
Segundo informações da Reuters, um dos pontos centrais da negociação é a possibilidade de a Hyundai fornecer à GM duas vans comerciais elétricas. Em contrapartida, a GM cederia à Hyundai uma picape baseada nos modelos Chevrolet Colorado e GMC Canyon.

Vantagens para GM e Hyundai
A parceria pode trazer benefícios significativos para ambas as empresas:
- Hyundai: A montadora sul-coreana poderia expandir sua linha de picapes, oferecendo um modelo maior e mais robusto que o atual Santa Cruz. Além disso, a colaboração pode impulsionar sua presença no mercado de picapes, onde a GM tem forte experiência.
- GM: A aquisição das vans elétricas da Hyundai poderia suprir a lacuna deixada pela descontinuação dos modelos Chevrolet Express e GMC Savana, além de acelerar a eletrificação de sua frota comercial.
Uma das vans elétricas que a Hyundai poderia fornecer à GM seria baseada no modelo ST1, importado da Coreia do Sul. No entanto, a Hyundai estaria considerando a produção do veículo na América do Norte até 2028, seja em uma fábrica existente, por meio de um contrato com outra fabricante ou em uma nova instalação. A nova fábrica teria uma capacidade de produção de mais de 100 mil unidades até 2032.
Expansão da parceria para outros mercados
As negociações entre GM e Hyundai não se restringem ao mercado norte-americano. As empresas também estariam discutindo a possibilidade de a Hyundai fornecer crossovers compactos para a GM no Brasil. O modelo cotado seria o Creta, fabricado no país. Outras empresas também estão buscando parcerias, como a Ram que reconsidera estratégia e planeja uma picape acessível para o mercado.
Além da troca de veículos, a parceria pode se estender para áreas como compras conjuntas e desenvolvimento de baterias e chips de computador. Além disso, a Xiaomi mira venda de 350 mil veículos elétricos na China, mostrando o crescimento do mercado de elétricos.