A General Motors (GM) anunciou um recall abrangente envolvendo cerca de 100 mil veículos das marcas Cadillac e Chevrolet Camaro, equipados com transmissão automática de dez marchas. O motivo: um problema no sistema de transmissão que, em casos extremos, pode levar ao travamento das rodas dianteiras durante a condução.
Segundo a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), a falha está relacionada a uma válvula de controle da transmissão, que pode sofrer desgaste excessivo com o tempo. Esse desgaste acarreta perda gradual de pressão, resultando em trocas de marcha bruscas e, potencialmente, no bloqueio momentâneo das rodas dianteiras.

Alerta e investigação
Em setembro de 2024, o proprietário de um Cadillac CT5 2021 reportou o travamento das duas rodas dianteiras e o engate automático do ponto neutro durante a condução. O incidente causou danos significativos ao motor e ao diferencial dianteiro, que precisaram ser substituídos.
A GM já tinha conhecimento do problema e havia determinado que, “em algumas aplicações, o desgaste excessivo em uma válvula de controle estava causando reduções de marcha bruscas e, em casos raros, um bloqueio momentâneo (<150 ms) das rodas”. Inicialmente, a montadora considerou que a falha “não era suficiente para causar a perda de controle do veículo”.
Após o incidente de travamento, uma nova investigação foi iniciada, revelando 115 relatos de campo sobre possíveis travamentos e um acidente. Diante disso, a GM decidiu realizar o recall. Várias montadoras já precisaram convocar recalls por problemas diversos.
Modelos Afetados
O recall abrange 90.081 veículos, incluindo:
- Cadillac CT6 (2019-2020)
- Cadillac CT4 (2020-2021)
- Cadillac CT5 (2020-2021)
- Chevrolet Camaro (2020-2022)
O Chevrolet Camaro é o modelo mais afetado, com 50.147 unidades envolvidas, quase o dobro do número de CT5s.

Solução proposta
Como parte do recall, as concessionárias instalarão um novo software no módulo de controle da transmissão. O software é projetado para “detectar o desgaste excessivo aproximadamente 16.093 km antes que ocorra uma condição de travamento das rodas”. Quando isso acontecer, a transmissão automática de dez marchas será limitada à quinta marcha até o próximo ciclo de ignição. O objetivo é impedir o travamento que ocorre quando a transmissão reduz da oitava marcha. Além disso, o software ativará a luz de serviço do motor e uma mensagem de propulsão reduzida.
A notificação aos proprietários está prevista para abril. No entanto, a empresa só tem o software pronto para alguns veículos – incluindo o CT4, CT5 e alguns CT6s – neste momento.