A General Motors (GM) revelou um conceito inovador para o futuro do Corvette, marcando o primeiro de três protótipos que serão apresentados este ano. Este estudo de veículo elétrico (EV) é o primeiro trabalho exibido publicamente do novo centro de design da GM no Reino Unido.
Liderado por Julian Thomson, ex-designer da Lotus e da Jaguar Land Rover (JLR), o centro de design está localizado em Royal Leamington Spa e tem como objetivo impulsionar a presença da GM no mercado europeu. Thomson, conhecido por seu trabalho no icônico Lotus Elise S1, está agora à frente dos esforços de design da GM na Europa.

Este conceito de Corvette, com aparência de hipercarro, não é apenas uma versão ligeiramente aprimorada de um modelo de produção. Em vez disso, é uma exploração de direções de design potenciais, oferecendo vislumbres do futuro do Corvette. Outros modelos também estão passando por inovações, como a Xpeng anuncia atualização do X9 MPV para 2025 com foco em conforto.
Segundo a Autocar, o terceiro conceito Corvette deste ano pode ser revelado no Goodwood Festival of Speed em julho, inspirando-se no design do Reino Unido e influenciando o visual do C9, previsto para 2028.
As imagens revelam um Corvette que presta homenagem a hipercarros como o Aston Martin Valkyrie, ao mesmo tempo que celebra a herança do Corvette. A seção recortada no nariz, as grandes entradas de ar nas laterais e as entradas adicionais à frente de cada roda traseira refletem o conhecimento aerodinâmico mais recente. A parte superior do conceito mantém uma estética mais calma e característica do Corvette. Mas nem sempre as coisas saem como planejado, como mostra a notícia sobre um acidente de Corvette em Eureka, Missouri.
Os para-lamas elevados remetem ao conceito Mako Shark de 1965, que antecipou o C3 de 1968. O para-brisa em forma de viseira, além de lembrar o C3, homenageia a icônica janela traseira dividida do C2 de 1963. O conceito também apresenta um tratamento de janela traseira dividida para reforçar essa ligação com o passado.
O design aerodinâmico avançado elimina a necessidade de um grande spoiler traseiro. As portas “gullwing” proporcionam acesso a uma cabine que apresenta um volante em forma de losango, semelhante ao do Aston Martin Valkyrie.
Design Focado na Europa
A GM inaugurou seu novo centro de design avançado em Royal Leamington Spa para fortalecer sua presença na Europa com as marcas Cadillac e Corvette. A empresa vendeu suas operações europeias anteriores, Vauxhall e Opel, para a Stellantis em 2017. A GM também está atenta ao mercado de carros elétricos, assim como a Hongqi lança SUV elétrico Tiangong 06 com autonomia de 700 km na China.
Michael Simcoe, vice-presidente sênior de design global da GM, afirmou: “Como parte do estudo criativo do Corvette, pedimos a vários estúdios que desenvolvessem conceitos de hipercarros, dos quais veremos mais ainda este ano.
Era importante que todos prestassem homenagem ao DNA histórico do Corvette, mas cada estúdio trouxe sua própria interpretação criativa única ao projeto. É exatamente isso que nossa rede de estúdios de design avançado pretende fazer – expandir os limites, desafiar as convenções e imaginar o que poderia ser.”