A General Motors (GM) deu início à produção do novo Chevrolet Aveo Sedan no Egito, modelo que será comercializado naquele país com o nome de *Optra*. A fabricação está concentrada em “6 de Outubro”, cidade egípcia que abriga diversas montadoras.
Com essa ação, a GM reforça sua atuação no norte da África e no Oriente Médio, expandindo seu portfólio em um mercado com tradição na produção de veículos, tanto para consumo interno quanto para exportação.
Sharon Nishi, presidente e diretora administrativa da GM Egito e Norte da África, declarou: “Para encerrar 2024, a GM Egito realizou o evento ‘All People Meeting’, reunindo todos os colaboradores para avaliar as conquistas do ano e definir as metas para o próximo”.
Além disso, Nishi revelou que “Jack Uppal, presidente e diretor administrativo da GM África e Oriente Médio, visitou o Egito e a fábrica para celebrar a saída da linha de produção do novo Chevrolet Optra”.
O Chevrolet Optra egípcio, conhecido internamente como projeto 310C, marca a retomada da produção de automóveis de passeio pela subsidiária africana da GM. Anteriormente, a empresa produzia o Optra baseado no sedã médio Baojun 630. O Novo Optra, também chamado de Sail no Chile, é um sedã compacto desenvolvido na China pela SAIC-GM-Wuling e ostenta a marca Chevrolet em mercados fora do país de origem. O modelo também conta com uma versão hatchback.
O Chevrolet Optra 2025 será montado em regime CKD na planta local da GM, e a produção será destinada a abastecer a região. Apesar da presença de marcas chinesas de veículos elétricos, a GM aposta na popularidade e nos preços competitivos de seus carros a gasolina. A GM também fabrica no Egito uma minivan comercial de origem Wuling, sob a marca Chevrolet. No Brasil, modelos como o Aveo não são comercializados, em função da presença do Onix, mas a chegada de outros modelos chineses é esperada em breve.