A Geely lançou no dia 6 de dezembro o Galaxy Starship 7, um SUV híbrido plug-in (PHEV) que promete revolucionar o mercado com sua tecnologia e design. Disponível com preços entre 99.800 e 132.800 yuans (equivalente a cerca de R$ 68.000 a R$ 90.000, considerando a cotação atual), o veículo oferece duas opções de baterias de lítio ferro-fosfato: uma de 8,05 kWh com autonomia elétrica de 55 km e outra de 19,09 kWh, com alcance de 120 km.
Com tanque de combustível cheio e bateria carregada, a autonomia combinada chega a impressionantes 1.420 km, atendendo a diferentes perfis de uso. Para se ter uma ideia da inovação da Geely, vale lembrar o lançamento recente da picape elétrica RD6, a Riddara, no Brasil.
Design e Exterior
O design do Starship 7 é bastante semelhante ao do Galaxy E5, seu equivalente 100% elétrico. A frente fechada, a faixa de luzes LED contínua e os faróis separados conferem um visual moderno e aerodinâmico. Com um coeficiente de arrasto de apenas 0,288 Cd, o SUV prioriza a eficiência energética. Na traseira, linhas arredondadas e lanternas também contínuas completam o conjunto.
Construído sobre a arquitetura global GEA para veículos elétricos da Geely, o Starship 7 mede 4.740 mm de comprimento, 1.905 mm de largura e 1.685 mm de altura, com uma distância entre-eixos de 2.755 mm. O peso a vazio varia entre 1.610 kg e 1.724 kg, dependendo da configuração.
Interior e Tecnologia
O interior minimalista apresenta um painel de dois tons com materiais macios ao toque e couro. O sistema multimídia Flyme Auto da Meizu integra uma tela central de 14,6 polegadas, um painel de instrumentos digital de 10,2 polegadas e um head-up display (opcional). O volante é similar ao do Galaxy E5, e versões mais equipadas incluem sistema de som Flyme Sound com 16 alto-falantes, visão 360° e carregamento sem fio duplo de 50W.
O conforto é garantido pelos bancos SPA com 14 pontos de massagem, aquecimento e ventilação, além de um sistema inteligente que ajusta automaticamente a ventilação ou aquecimento de acordo com a ocupação. O SUV conta com 34 compartimentos de armazenamento, porta-malas com capacidade expansível de 528 L a 2.065 L e teto solar panorâmico com área de 3,3 m².
Performance e Dinâmica de Condução
O sistema híbrido NordThor 2.0, de segunda geração, combina um motor 1.5L aspirado (82 kW/136 Nm), um motor elétrico de alta potência (160 kW/262 Nm) e uma transmissão E-DHT. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7,5 segundos, e a velocidade máxima é de 180 km/h. A direção oferece boa resposta, balanceando leveza em manobras urbanas e estabilidade em velocidades mais altas. A suspensão, focada no conforto, absorve bem as irregularidades do asfalto.
O isolamento acústico é outro destaque, mantendo o interior silencioso mesmo em altas velocidades. A gestão inteligente de energia adapta a entrega de potência às condições da estrada, altitude e estilo de condução, otimizando o consumo de combustível e eletricidade. Comparando com outros lançamentos, como o SUV híbrido Geely Starship 7, este modelo demonstra uma grande evolução na tecnologia híbrida.
Segurança e Assistência ao Motorista
O Starship 7 oferece sistemas avançados de assistência à condução (nível 2), como manutenção de faixa de rodagem, controle de cruzeiro adaptativo e assistente de tráfego lento. O sistema Flyme Auto também monitora em tempo real o fluxo de energia, facilitando a compreensão e o uso do sistema híbrido.