A Geely, gigante automobilística chinesa conhecida por suas subsidiárias como Volvo, Polestar e Lotus, prepara-se para lançar sua marca na Austrália com o SUV elétrico EX5. O modelo chega para competir em um segmento em expansão, confrontando rivais como MG, BYD, Hyundai, Kia, Leapmotor, XPeng, Deepal, Toyota, Subaru, além das próprias Volvo e Zeekr, e até mesmo o Tesla Model Y. A BYD confirma picape grande para rivalizar com Ford F-150 na Austrália, mostrando o acirramento da competição no mercado.
O lançamento oficial está previsto para março, mas alguns detalhes já foram revelados. O EX5 será oferecido em duas versões: Complete e Inspire. A versão de entrada Complete deve custar abaixo de AU$ 50.000, enquanto a versão topo de linha Inspire, testada em primeira mão, girará em torno de AU$ 55.000.

Motorização e desempenho
Ambas as versões compartilham o mesmo conjunto técnico:
- Tração dianteira
- Motor de 160kW (218 cv) e 320Nm de torque
- Arquitetura de 400-volts
- Bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP) de 60kWh
- Carregamento rápido DC de até 100kW
A versão Complete acelera de 0 a 100km/h em 6,9 segundos e oferece autonomia de 430km (WLTP). Já a Inspire, um pouco mais pesada, cumpre a mesma prova em 7,1 segundos, com autonomia de 410km.
Design e Interior
O design externo do EX5 é discreto, com linhas conservadoras e uma grade frontal fechada. As rodas de 19 polegadas da versão Inspire (a Complete vem com 18 polegadas) conferem um toque mais elegante. Internamente, o EX5 surpreende com um acabamento luxuoso, utilizando materiais agradáveis ao toque e um design minimalista. A tela multimídia de 15,4 polegadas se destaca, complementada por um painel de instrumentos digital de 10,2 polegadas e um head-up display de 13,4 polegadas (na versão Inspire).

Apesar da apresentação impecável, alguns detalhes deixam a desejar. As fontes pequenas na tela multimídia dificultam a leitura, e a ausência de Apple CarPlay (prometido para o terceiro trimestre) e Android Auto (previsto para o início de 2025) são pontos negativos. Modelos como o Honda Accord 2026: reestilização chega à China com visual mais agressivo e opções híbridas mostram a importância da conectividade para os consumidores.
Os bancos dianteiros oferecem aquecimento e resfriamento na versão Inspire, mas não possuem ajuste lombar. O espaço traseiro é generoso, com piso plano, saídas de ar dedicadas e uma gaveta sob o assento. O porta-malas, com 410 litros, está na média da categoria, mas não oferece estepe.
A Geely afirma ter realizado extensos testes na Austrália para ajustar a suspensão e a direção do EX5. O resultado é um carro confortável, com boa absorção de impactos, mas com pouco entusiasmo em curvas.
A calibração dos sistemas de assistência ao motorista também foi adaptada às condições locais, mas alguns recursos podem ser intrusivos e precisam ser desativados a cada viagem. A segurança é um ponto chave, com diversas montadoras, como a Volvo investigando denúncias de peças falsificadas em veículos na China, mostrando a preocupação com a qualidade e segurança dos veículos.
O motor de 160kW oferece desempenho adequado, mas a tração pode ser um problema em algumas situações. O EX5 vem equipado com 16 sistemas de segurança e sete airbags.
O consumo médio declarado é de 16,6kWh/100km (15,8kWh/100km para a versão Inspire), com autonomia de até 410km. Em testes, o computador de bordo registrou um consumo mínimo de 11kWh/100km e um máximo de 15kWh/100km.
O tempo de carregamento de 20% a 80% em um carregador rápido DC (100kW) é de 28 minutos, ou cerca de 36 minutos para carregar de 10% a 80%. A Leapmotor C10: SUV elétrico da Stellantis chega ao Brasil em breve, o que indica um mercado cada vez mais competitivo em relação a carros elétricos e consumo.