Notícias
Tendência

GAC e Huawei: Primeiro MPV da joint venture ‘GH’ é flagrado em testes

O primeiro modelo fruto da parceria entre a GAC e a Huawei foi flagrado em testes com camuflagem pesada. Conhecido como projeto 'GH', trata-se de um MPV

Flagrado em testes com camuflagem pesada, o primeiro modelo fruto da parceria entre a GAC e a Huawei, conhecido como projeto ‘GH’, é um MPV (Multi-Purpose Vehicle). Especula-se que o nome do modelo seja Xiangwang (chinês para ‘anseio’ ou ‘forte desejo’), com preço estimado em torno de 300.000 yuan (aproximadamente R$ 205.000,00 em conversão direta).

Acompanhando o mercado de elétricos, vale a pena conferir como a BYD Sealion 7 chega para rivalizar com o Tesla Model Y no mercado australiano. A colaboração estratégica entre GAC e Huawei foi firmada em 30 de novembro de 2024, com o objetivo de criar uma marca de veículos elétricos inteligentes de alta gama, complementando as já existentes Trumpchi, Aion e Hyptec da GAC.

GAC e Huawei: Primeiro MPV da joint venture 'GH' é flagrado em testes
Foto: CarnewsChina

Posteriormente, em 14 de janeiro, o gerente geral da GAC, Feng Xingya, anunciou a aprovação do ‘Projeto GH’, com um investimento de 1,5 bilhão de yuan (cerca de R$ 1,03 bilhão) para a criação da GH Project Company, responsável pela nova marca em parceria com a Huawei. Inclusive, é interessante notar que as vendas da Tesla na China sofrem queda em janeiro, enquanto a BYD apresenta crescimento.

Os planos futuros das empresas incluem o lançamento de três modelos até 2025: uma minivan de luxo (MPV), um SUV grande de luxo e um sedã grande de luxo. Espera-se que os veículos sejam equipados com os mais recentes sistemas da Huawei, como o Harmony Cockpit e o Qiankun ADS 3.0 de assistência ao motorista. E para entender as inovações do mercado, a SunCar revoluciona o setor automotivo chinês com IA DeepSeek.

GAC e Huawei: Primeiro MPV da joint venture 'GH' é flagrado em testes
Foto: CarnewsChina

Analisando as imagens, a dianteira do MPV deve apresentar uma grade ampla e faróis afilados. O design lateral incorpora o conceito de teto flutuante, com detalhes cromados também presentes nas soleiras e no para-choque traseiro. A presença de um sensor LiDAR no teto indica recursos avançados de assistência à condução. É válido mencionar que a Mazda prepara SUV elétrico CX-6e para rivalizar com Tesla Model Y.

O emblema traseiro exibe os caracteres chineses (Xiangwang), reforçando a possibilidade de ser o nome oficial do veículo. Detalhes sobre o sistema de propulsão, autonomia e data de lançamento ainda não foram divulgados. Acompanharemos de perto para trazer novas informações.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.