A GAC Aion apresentou a segunda geração do Aion V, um SUV elétrico construído sobre a plataforma AEP da GAC. O modelo se destaca por suas tecnologias avançadas, design arrojado e recursos de condução inteligente, buscando atender às necessidades dos motoristas modernos que procuram um SUV elétrico prático e familiar.
Segundo a GAC Aion, o veículo recebeu mais de 10.000 pedidos em apenas 1 hora e 20 minutos após o lançamento, com um total de 29.791 unidades vendidas até o momento. O design da segunda geração do GAC Aion V foi inspirado no Tyrannosaurus Rex, conferindo ao veículo uma aparência robusta e agressiva. Os faróis dianteiros retangulares exibem um formato de “H”, que remete às garras de um dragão, agregando um toque futurista à frente do veículo.

As dimensões são: 4605 mm de comprimento, 1854 mm (ou 1876 mm) de largura e 1660 mm (ou 1686 mm) de altura, com uma distância entre eixos de 2775 mm. Apesar de ser ligeiramente menor em todas as dimensões em comparação com seu antecessor, o Aion V Plus, o design permanece elegante e aerodinâmico.
As laterais são complementadas por rodas de pétalas multi-raios, equipadas com pneus Maxxis Victra Sport 5 (225/45 R19), que realçam a estética e o desempenho do veículo. A traseira apresenta um design limpo e funcional, com foco na praticidade. O porta-malas padrão oferece 427 litros de capacidade, que pode ser expandida para 987 litros com os bancos traseiros rebatidos, tornando-o versátil para o uso diário.

Conheça o interior GAC Aion V
O interior do GAC Aion V combina estilo e funcionalidade, proporcionando uma experiência confortável. A cabine apresenta um layout padrão de cinco lugares, com um design que simplifica os botões físicos e enfatiza uma estética limpa e moderna. Uma tela de controle central de 14,6 polegadas e um painel de instrumentos LCD dominam o painel, oferecendo uma interface de alta tecnologia e fácil utilização.
Detalhes em metal nas maçanetas e saídas de ar adicionam um toque de sofisticação, enquanto a faixa de luz ambiente no console central cria uma atmosfera acolhedora. Recursos práticos incluem dois carregadores sem fio para celulares e um compartimento de armazenamento de 6,6 litros sob o console central, com funções de aquecimento, resfriamento e congelamento. A caixa pode atingir temperaturas tão baixas quanto -15°C para resfriamento e até 50°C para aquecimento, sendo ideal para armazenar bebidas, mamadeiras ou lanches.
Ao volante
O GAC Aion V proporciona uma experiência de condução suave e responsiva, impulsionada por um motor de alto desempenho que produz 165 kW (224 cv) e 240 Nm de torque. Com uma aceleração de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos, o veículo oferece um equilíbrio entre desempenho e eficiência, proporcionando uma entrega de potência linear ideal para o uso diário.

A suspensão é ajustada para o conforto, absorvendo as imperfeições da estrada com facilidade e garantindo um passeio agradável. Em estradas sinuosas, o veículo permanece estável, com rolagem mínima da carroceria e feedback preciso da direção. A direção elétrica leve e responsiva facilita as manobras na cidade.
O sistema avançado de assistência ao condutor ADiGO Pilot, alimentado por um chip NVIDIA Orin-X, é um destaque. Equipado com LiDAR montado no teto, cinco radares de ondas milimétricas, 11 câmeras e 12 radares ultrassônicos, o sistema permite uma operação autônoma precisa.
Durante o test drive, o sistema lidou perfeitamente com mudanças de faixa, entradas em rodovias e interseções complexas, demonstrando suas capacidades de tomada de decisão em tempo real. Também se destacou na manutenção da disciplina de faixa em estradas sinuosas e na navegação em curvas acentuadas com mínima intervenção do condutor.
Uma característica notável é a capacidade do veículo de operar no modo “sem mapa”, confiando exclusivamente em seus sensores e câmeras. Isso se mostra valioso em áreas sem mapas de alta definição, pois o sistema se adapta facilmente às mudanças nas condições da estrada, como zonas de construção ou desvios.
Além disso, a eficiência energética do Aion V é louvável, com um sistema de frenagem regenerativa bem calibrado que garante uma desaceleração suave, maximizando a recuperação de energia. Os motoristas podem personalizar a intensidade da frenagem regenerativa para atender às suas preferências, aumentando a adaptabilidade em diversos estilos de condução.
O preço competitivo, entre 129.800 a 189.800 yuan (equivalente a R$ 93.000 a R$ 136.000 em conversão direta), oferece excelente custo-benefício. É um veículo que atende às expectativas dos motoristas modernos. Modelos como o Volvo EX90: SUV elétrico de 7 lugares chega ao Brasil em pré-venda, também estão ganhando destaque no mercado.