Notícias

GAC Aion RT chega ao mercado chinês com foco em custo-benefício

O sedã totalmente elétrico GAC Aion RT foi lançado recentemente na China, combinando design moderno, desempenho robusto e tecnologia de ponta

A GAC (Guangzhou Automobile Group) lançou oficialmente, no dia 6 de novembro, o Aion RT, seu mais recente sedan totalmente elétrico, direcionado ao mercado de massa. Construído sobre a plataforma elétrica avançada AEP 3.0 da empresa, o Aion RT combina design moderno, desempenho robusto e tecnologia de ponta para atender a uma ampla gama de motoristas.

O veículo está disponível em cinco versões, com preços variando entre 119.800 e 165.800 yuan (aproximadamente 16.350–22.600 USD), preços similares aos do popular Xpeng Mona M03. Em novembro, o Aion RT vendeu mais de 7.000 unidades na China.

GAC Aion RT chega ao mercado chinês com foco em custo-benefício
Foto: Divulgação

O modelo de teste, na versão 650 LiDAR, é equipado com um motor de 165 kW e uma bateria de 68,1 kWh, oferecendo uma autonomia de 650 km. O carro conta com 27 sensores, incluindo um LiDAR de 126 linhas e um chip NVIDIA Orin-X, habilitando a assistência de direção L2++.

Itens avançados incluem navegação sem mapa, estacionamento com memória, monitoramento de ponto cego e alertas de tráfego cruzado traseiro. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7,7 segundos, com consumo de energia de 11,9 kWh/100 km. O veículo suporta tecnologia de carregamento rápido 3C, recarregando a bateria de 30% a 80% em apenas 18 minutos.

O Aion RT incorpora o conceito de design “Velociraptor” da GAC, destacado por um exterior elegante e um coeficiente de arrasto ultrabaixo de 0,208 Cd. Suas dimensões — 4865 mm de comprimento, 1875 mm de largura e 1520 mm de altura — proporcionam um corpo bem proporcionado, enquanto a distância entre eixos de 2775 mm garante uma cabine espaçosa.

Interior do GAC Aion RT

A cabine minimalista enfatiza funcionalidade e conforto. O painel integra uma tela de controle central padrão de 14,6 polegadas e um painel de instrumentos digital de 8,8 polegadas. Materiais de alta qualidade e detalhes de design bem pensados elevam a experiência. A praticidade é um foco chave, com os bancos dianteiros capazes de reclinar totalmente para se conectar com os traseiros, formando uma “cama grande”.

GAC Aion RT chega ao mercado chinês com foco em custo-benefício
Foto: Divulgação

O Aion RT possui bancos aquecidos e ventilados, um padrão em todas as versões, aumentando o conforto durante condições climáticas extremas. O layout da cabine inclui saídas de ar-condicionado, carregadores sem fio e amplo espaço de armazenamento.

O GAC Aion RT oferece uma experiência de direção refinada, priorizando conforto e suavidade em vez de desempenho agressivo. Em ambientes urbanos, o acelerador responsivo do sedan entrega bastante potência para acelerações rápidas, enquanto sua entrega de potência linear garante um passeio livre de estresse no tráfego de para-e-anda.

A direção precisa simplifica as manobras pelas ruas apertadas da cidade, e a suspensão absorve eficazmente os solavancos, mantendo o conforto em estradas irregulares. Na estrada, o Aion RT demonstra estabilidade impressionante, auxiliado por seu baixo coeficiente de arrasto de 0,208 Cd e um chassi bem calibrado, garantindo confiança em velocidades mais altas.

O isolamento acústico é excelente, com mínima intrusão de ruído do vento e da estrada, enquanto o controle de cruzeiro adaptativo e o assistente de manutenção de faixa funcionam de forma confiável, reduzindo a fadiga durante longas viagens.

O motor de 165 kW na versão 650 enfatiza a entrega de potência suave em vez de velocidade máxima. Em estradas sinuosas, o Aion RT mantém a compostura com o mínimo de rolagem da carroceria e uma sensação firme, embora seu feedback de direção silencioso destaque seu design focado no conforto.

Durante o teste, os sistemas de cruzeiro adaptativo e de manutenção de faixa mostraram-se confiáveis. No entanto, o LiDAR falhou ocasionalmente em cenários de estacionamento apertado, sugerindo que atualizações de software podem ser necessárias. O Aion RT é ideal para quem procura um carro confortável e equilibrado para o dia a dia.

GAC Aion RT chega ao mercado chinês com foco em custo-benefício
Foto: Divulgação

Vale apena comprar?

O Aion RT compete com rivais como o BYD Qin Plus, XPeng Mona M03 e até mesmo o Tesla Model 3 em tamanho. Embora alguns concorrentes possam oferecer interiores mais luxuosos ou sistemas de direção autônoma mais avançados, a ênfase do Aion RT na acessibilidade e funcionalidade o torna uma opção atraente para compradores conscientes dos custos.

Com um interior espaçoso, itens robustos de assistência ao motorista e tecnologia avançada, o GAC Aion RT é um sedan elétrico completo. Seu foco na praticidade e valor o posiciona como um forte concorrente no competitivo mercado de veículos elétricos, atraindo famílias modernas e viajantes urbanos.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.