Notícias

GAC Aion e DiDi lançam veículo autônomo de nível 4 na China

Com previsão de produção em massa para 2025, a GAC Aion e a DiDi anunciaram seu primeiro veículo autônomo de nível 4 (L4) desenvolvido em conjunto

A GAC Aion, subsidiária do Guangzhou Automobile Group (GAC), e a DiDi Autonomous Driving avançaram em sua parceria, revelando o primeiro veículo autônomo de nível 4 (L4) desenvolvido em conjunto. A meta é iniciar a produção em massa até o final de 2025.

O veículo, um SUV crossover, foi projetado sobre a plataforma elétrica AEP 3.0 da GAC Aion e utiliza a arquitetura Star Spirit, com tecnologia de ponta. Ele conta com a pilha de tecnologia L4 da DiDi, composta por 33 sensores, incluindo LiDAR, câmeras, radar 4D e sensores de som, permitindo uma percepção de 360 graus em qualquer clima.

GAC Aion e DiDi lançam veículo autônomo de nível 4 na China
Crédito da imagem: GAC Aion

Além disso, o veículo é alimentado por uma plataforma de computação central de alto desempenho, capaz de processar mais de 2000 TOPS com sua GPU e uma CPU de 48 núcleos. Essa configuração garante a tomada de decisões autônomas com baixa latência, processando vastos dados dos sensores para garantir uma direção segura e eficiente.

Para garantir segurança, o veículo incorpora redundâncias de segurança tanto em hardware quanto em software. A arquitetura é projetada com múltiplas camadas de segurança nos sistemas de frenagem, direção e comunicação, além de ser construída para atender aos rigorosos padrões de segurança chineses e europeus.

A GAC Aion e a DiDi também planejam uma implantação em larga escala, com dezenas de milhares de unidades de veículos autônomos. Esses carros serão integrados ao sistema de operações “Huiju Port” da DiDi e funcionarão junto com veículos conduzidos por humanos na rede de transporte por aplicativo da empresa.

A colaboração faz parte de um esforço maior do GAC Group em direção à direção inteligente. Em 2025, a GAC Aion deve lançar seu primeiro veículo L3 para consumidores, com outros modelos L3 programados para 2026. A meta é tornar a empresa um líder global em direção autônoma até 2027.

A GAC também colabora com outras empresas de direção autônoma, como a Pony.ai, para suas operações de robotáxi, que já acumularam mais de 40 milhões de quilômetros em cinco cidades chinesas. As vendas globais de veículos elétricos estão em ascensão.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.