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Ford Ranger PHEV 2025 chega no mercado australiano

Para enfrentar os chineses BYD Shark 6 e GWM Cannon Alpha, o Ford Ranger PHEV 2025 é lançado na Austrália, intensificando a disputa entre as picapes híbridas plug-in

A disputa no segmento de picapes híbridas plug-in está acirrada na Austrália, com a confirmação dos preços da tão aguardada Ford Ranger PHEV 2025. O modelo chega para desafiar as chinesas BYD Shark 6 e GWM Cannon Alpha, oferecendo uma gama mais diversificada de versões e uma capacidade de reboque competitiva.

A Ford Ranger PHEV estará disponível no mercado australiano a partir de meados do ano, com preços a partir de $71.990 (antes dos impostos) para a versão XLT, mais focada em frotistas. A linha se estende até a nova versão Stormtrak, que custará $86.990.

Ford Ranger PHEV 2025 chega no mercado australiano
Crédito da imagem: Ford

Optar pela motorização híbrida plug-in na Ranger implica um acréscimo de $3.150 na versão XLT e $5.150 na versão Wildtrak, em comparação com as versões equivalentes a combustão. Um dos principais atrativos da Ford Ranger PHEV é sua capacidade de reboque de 3,5 toneladas, além de uma carga útil de até 973 kg – números que se igualam ou superam as rivais chinesas.

Em contrapartida, a Ranger fica atrás em termos de autonomia elétrica. Equipada com uma bateria de 11,8 kWh, a picape oferece 48 km de alcance no ciclo NEDC, menos da metade do que oferecem a Shark 6 e a Cannon Alpha. A Ford argumenta que essa autonomia é suficiente para os deslocamentos diários dos clientes, desde que o veículo seja recarregado todas as noites.

Ford Ranger PHEV 2025 chega no mercado australiano
Crédito da imagem: Ford

Myles Hartley, gerente geral de veículos elétricos da Ford, afirma: “Tudo o que os proprietários precisam fazer é conectar a Ranger PHEV todas as noites para carregar a bateria, como fariam com seus telefones.”

A Ford destaca a capacidade da Ranger de fornecer energia externa (vehicle-to-load), permitindo alimentar equipamentos em um camping ou ferramentas no local de trabalho. São duas tomadas na caçamba e uma na cabine. Quando a bateria se esgota, o motor a gasolina pode funcionar como gerador.

O conjunto mecânico da Ford Ranger PHEV híbrida plug-in combina um motor 2.3 turbo a gasolina de quatro cilindros, que entrega 138 kW, com um motor elétrico de 75 kW, integrado entre o motor a combustão e a transmissão de 10 marchas. A potência combinada é de 207 kW e o torque, de 697 Nm. A Ford ainda não divulgou dados de aceleração de 0 a 100 km/h.

Ford Ranger PHEV 2025 chega no mercado australiano
Crédito da imagem: Ford

Com a possibilidade de rodar nos modos elétrico, híbrido ou a gasolina, a Ranger PHEV promete economia de combustível em relação à versão V6. O consumo combinado, de acordo com o padrão ADR, é de 2,7 L/100km, com emissões de 66 gramas de CO2 por quilômetro. O tanque de combustível tem capacidade para 70 litros, mas a Ford não divulgou a autonomia combinada.

O sistema de tração 4×4 da Ranger PHEV é o mesmo da versão V6, com tração integral permanente (4A) e opções 2H, 4H e reduzida, além de diferencial traseiro blocante.

A capacidade de carga útil varia conforme a versão, atingindo o máximo de 973 kg na XLT. As capacidades da Sport (934 kg), Wildtrak (885 kg) e Stormtrak (808 kg) são menores devido aos equipamentos adicionais.

Entre os itens de série da versão XLT, destacam-se:

  • Faróis halógenos, luzes diurnas de LED
  • Rodas de liga leve de 17 polegadas
  • Estribos laterais
  • Tampa traseira com assistência de elevação
  • Protetor de caçamba
  • Carpete (assoalho de vinil opcional)
  • Tapetes dianteiros
  • Ar-condicionado de duas zonas
  • Para-brisa laminado
  • Central multimídia com tela de 12 polegadas, Apple CarPlay/Android Auto sem fio
  • Sistema de som com seis alto-falantes
  • Revestimento dos bancos em tecido, ajustes manuais
  • Acesso sem chave

Em termos de segurança, a XLT oferece controle de cruzeiro adaptativo, monitoramento de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, monitoramento da pressão dos pneus, assistente de manutenção de faixa e frenagem automática de emergência (AEB) com função de ré.

A versão Sport adiciona:

  • Faróis de LED
  • Rodas de liga leve de 18 polegadas
  • Detalhes externos escurecidos
  • Santo Antônio esportivo
  • Carregador sem fio
  • Vidros escurecidos
  • Bancos com revestimento que imita couro
  • Aquecimento nos bancos dianteiros, ajuste elétrico de oito posições para o motorista

Além disso, a Sport conta com reconhecimento de placas de trânsito, assistente de centralização de faixa e controle de cruzeiro adaptativo com função stop and go.

A Wildtrak PHEV inclui:

  • Faróis Matrix de LED adaptativos
  • Santo Antônio Wildtrak
  • Barras de teto
  • Rodas de liga leve exclusivas de 18 polegadas
  • Cobertura elétrica da caçamba
  • Iluminação ambiente
  • Sistema de som Bang & Olufsen com 10 alto-falantes
  • Revestimento de couro específico da Wildtrak
  • Câmera com visão de 360 graus

A versão topo de linha Stormtrak se assemelha à Wildtrak, mas com grade e para-choque em colmeia pretos, rodas diferentes, revestimento exclusivo e sistema de organização de carga flexível de série. O estepe de tamanho normal também é de série.

Outras opções incluem estepe opcional sem custo adicional (possivelmente para melhorar os números de carga útil no papel), rodas de 18 polegadas com pneus todo-terreno ($700), capotas, pacote Adventure com interruptores auxiliares e gerenciamento de carga.

A Ford Ranger PHEV chega ao mercado australiano em um momento de grande competição. Assim como a BYD triplica exportações em fevereiro, prometendo ser uma opção interessante para os consumidores que buscam uma picape com capacidade off-road, tecnologia e a versatilidade de um sistema híbrido plug-in.

Preços da Ford Ranger PHEV 2025

Preços listados não incluem custos de emplacamento

  • Ranger XLT PHEV — $71.990
  • Ranger Sport PHEV — $75.990
  • Ranger Wildtrak PHEV — $79.990
  • Ranger Stormtrak PHEV — $86.990

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

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