Notícias

Polícia de Nova Jersey concede ‘cartões de cortesia’ a amigos e familiares, revela investigação

Um esquema de tratamento preferencial para amigos e familiares de policiais foi descoberto em Nova Jersey, nos Estados Unidos, pelo Gabinete do Controlador

Um esquema de tratamento preferencial para amigos e familiares de policiais foi descoberto em Nova Jersey, nos Estados Unidos, pelo Gabinete do Controlador do Estado. A investigação revelou que a polícia local distribuiu “cartões de cortesia” a pessoas próximas, permitindo que elas cometessem infrações de trânsito sem punição.

O relatório do órgão estadual detalha que os cartões, ostentando o distintivo da polícia estadual, garantiam aos motoristas “isenção” de multas, reboques e outras sanções. A prática, semelhante àquela já conhecida em Nova York, expõe um padrão de favorecimento por parte da corporação.

Polícia de Nova Jersey concede 'cartões de cortesia' a amigos e familiares, revela investigação
Foto: Divulgação

De 501 abordagens analisadas pelo gabinete, 139 tiveram tratamento diferenciado. Vídeos das câmeras corporais dos policiais flagraram diversas situações em que motoristas eram liberados de suas infrações. O relatório afirma que “multas não foram dadas, prisões não foram feitas e ninguém foi sequer ordenado a sair do veículo”.

Dois exemplos ilustram a gravidade do problema. Em um dos casos, um Alfa Romeo Stelvio foi flagrado a 151 km/h em uma rodovia, realizando manobras perigosas. Após ser abordado, o motorista apresentou um cartão de cortesia e alegou ter relação com um policial. Mesmo sem conseguir confirmar a informação, os agentes o liberaram com uma advertência verbal.

Outro incidente envolveu um Kia que trafegava a 162 km/h. A motorista apresentou o cartão e informou que seu pai era tenente da polícia. Após confirmarem a informação com a viatura, os policiais também a liberaram sem qualquer sanção.

A investigação do Gabinete do Controlador do Estado de Nova Jersey segue em andamento, e a expectativa é que novas medidas sejam tomadas para coibir essa prática ilegal e garantir a igualdade perante a lei para todos os cidadãos.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.