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Ford Ranger: 5 estrelas no Latin NCAP e liderança ameaçada

Uma das picapes mais tecnológicas do mercado, a Ford Ranger acaba de receber a máxima avaliação do Latin NCAP, conquistando cinco estrelas em seus rigorosos testes de segurança.

A Ford Ranger, uma das picapes mais tecnológicas do mercado, acaba de receber a máxima avaliação do Latin NCAP, conquistando cinco estrelas em seus rigorosos testes de segurança. A produção argentina da caminhonete se destaca pela inclusão de série de sete airbags e controle eletrônico de estabilidade (ESC), fatores cruciais para a excelente performance nos testes.

A Ranger obteve ótimos resultados em diversas categorias. A proteção para ocupante adulto atingiu 93,11%, enquanto a proteção para ocupante infantil alcançou 89,80%. Na proteção a pedestres e usuários vulneráveis da estrada, a pontuação foi de 74,77%, e a assistência à segurança marcou 92,01%.

Ford Ranger 2025
Foto: For São Paulo

O veículo foi submetido a testes de impacto frontal, lateral, impacto lateral de poste, teste de impacto para avaliar a proteção contra o efeito chicote cervical (whiplash), proteção de pedestres, avaliação do controle eletrônico de estabilidade (ESC), Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) em situações urbanas e interurbanas, AEB para usuários vulneráveis da estrada (VRU), Sistemas de Suporte de Faixa (LSS), Sistema de Assistência à Velocidade (SAS) e Detecção de Ponto Cego (BSD).

Nos impactos frontais, a estrutura da picape se mostrou estável, com boa proteção para o tórax do ocupante adulto. Em impactos laterais, a proteção foi total, e no impacto lateral contra poste, o suporte para tórax e abdômen foi considerado adequado. Crianças também são bem protegidas em impactos frontais e laterais. No entanto, a proteção para pedestres na área da borda dianteira do capô foi considerada deficiente. A proteção contra chicotada cervical (whiplash) recebeu avaliação marginal.

Segundo Stephan Brodziak, presidente do conselho diretivo do Latin NCAP: “A classificação de cinco estrelas da Ford Ranger demonstra como os fabricantes podem priorizar a segurança e alcançar um desempenho de proteção aceitável, mesmo em segmentos competitivos como o de picapes de médio porte. Essa conquista, que ainda poderá melhorar a proteção de pedestres, envia uma mensagem clara ao mercado de que a segurança nunca deve ser comprometida”.

Ranger e Amarok em testes de impacto: Latin NCAP revela resultados distintos
Foto: Divulgação/Latin NCap

Sucesso Comercial e Aumento da Produção: No Brasil, a Ranger se consolidou como a segunda picape média mais vendida em novembro, representando uma forte concorrência à líder de mercado, a Toyota Hilux. A Ford, em resposta a essa crescente demanda, anunciou planos para aumentar a produção da Ranger na fábrica de General Pacheco, na Argentina, em 2025. Para saber mais sobre o desempenho de vendas da Ranger, leia sobre a alta de 31% nas vendas da picape.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

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