Ford prioriza capacidade de reboque e carga na Ranger PHEV, superando rivais chinesas

Jim Baumbick, executivo global de produtos da Ford, declarou que a decisão de focar nas especificações de reboque e carga para a Ranger PHEV foi acertada
Ford prioriza capacidade de reboque e carga na Ranger PHEV, superando rivais chinesas
Foto: Divulgação/Ford

A Ford reafirma sua estratégia de priorizar a capacidade de reboque e carga na Ranger PHEV, mesmo A Ford apostou na força e na capacidade de carga da Ranger PHEV para enfrentar a crescente concorrência de picapes híbridas plug-in chinesas, como a BYD Shark 6 e a GWM Cannon Alpha. A marca optou por manter o foco nas funções tradicionais que os donos de picape valorizam mais, como reboque e carga útil.

Segundo Jim Baumbick, executivo global da Ford, a decisão de priorizar essas características veio após mais de 5 mil entrevistas com clientes da Ranger. Ele afirmou que, para esse público, a autonomia elétrica e a potência do sistema híbrido têm menos importância do que a funcionalidade no dia a dia.

Ford prioriza capacidade de reboque e carga na Ranger PHEV, superando rivais chinesas
Foto: Divulgação/Ford

A Ranger PHEV mantém uma capacidade de reboque de 3.500 kg, bem acima dos 2.500 kg da BYD Shark 6. No transporte de carga, também leva vantagem: suporta de 808 kg a 973 kg, superando os 790 kg da BYD e os 685 kg da GWM.

Mesmo assim, o modelo da Ford custa mais: entre US$ 71.990 e US$ 86.990, enquanto as concorrentes variam entre US$ 57.900 e US$ 66.990. Em contrapartida, a Ford acredita que o desempenho justifica o valor cobrado.

No conjunto mecânico, a Ranger combina um motor a gasolina 2.3 turbo (138 kW/411 Nm) com um motor elétrico de 75 kW, gerando 207 kW de potência e 697 Nm de torque. A autonomia elétrica é de apenas 43 km (pelo ciclo WLTP), inferior aos 80 km da BYD e aos 115 km da GWM. Já o alcance total passa dos 800 km, graças ao tanque de 70 litros.

Ford prioriza capacidade de reboque e carga na Ranger PHEV, superando rivais chinesas
Foto: Divulgação/Ford

A bateria da Ranger é menor: 11,8 kWh contra 29,5 kWh da Shark e 37,1 kWh da Cannon Alpha. Segundo Baumbick, isso foi uma escolha técnica para manter o desempenho em reboque e carga. Além disso, a Ford considerou o uso da função Pro Power Onboard, que fornece 6,9 kW de energia para ferramentas e aparelhos — superando os 6,6 kW da BYD e os 3,3 kW da GWM.

A marca não descarta oferecer versões com baterias maiores no futuro, para atender a diferentes perfis de consumidores. Por enquanto, a estratégia da Ford tem dado resultado, com as vendas impulsionadas pelos modelos híbridos. Recentemente a Ford convocou recall para Bronco e Ranger 2024 e 2025 por falhas de segurança.

Mesmo com autonomia inferior, a proposta da Ranger PHEV busca atender quem usa a picape para trabalho pesado, reforçando seu DNA tradicional com um toque de eletrificação. A decisão de priorizar a capacidade de reboque vem após o primeiro teste da Ford Ranger PHEV 2025 na Austrália.

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