A Ford apresentou recentemente uma patente para um sistema inovador que promete revolucionar a experiência de condução em veículos elétricos: um câmbio manual simulado. A tecnologia, diferente de um câmbio tradicional, não envolve modificações físicas na transmissão. Em vez disso, ela se baseia em um sofisticado sistema de *feedback* tátil e eletrônico para replicar a sensação das trocas de marcha em carros a combustão.
O sistema utiliza uma alavanca que pode ser configurada para operar como um câmbio sequencial ou uma transmissão de seis marchas com o padrão H. A mágica acontece através de sensores e atuadores eletrônicos que controlam a distribuição de energia dos motores, simulando as interrupções de potência típicas das trocas de marcha em veículos convencionais. Para aumentar o realismo, a alavanca também pode gerar resistência e vibrações, aproximando ainda mais a experiência da condução de um carro com câmbio manual tradicional.

A patente descreve uma alavanca que, além de simular as trocas de marcha, possui a funcionalidade de retração. Ou seja, caso o motorista prefira a experiência de condução tradicional de um veículo elétrico, sem a simulação do câmbio manual, a alavanca pode ser simplesmente recolhida, oferecendo um painel limpo e minimalista.
Essa iniciativa da Ford se encaixa na tendência crescente de fabricantes de veículos elétricos que buscam proporcionar uma interação mais engajadora com o condutor. Marcas como Hyundai e Toyota já exploram conceitos similares, utilizando simulações de trocas de marcha para aumentar o envolvimento do motorista com o veículo.
No entanto, o sistema retrátil da Ford parece ser um diferencial importante, oferecendo flexibilidade para o motorista escolher o tipo de experiência de condução. Falando em inovação automotiva, a FPT e Subaru reforçam parceria com foco em inovação.
Ainda em fase de patente: É importante ressaltar que, por enquanto, o sistema de câmbio manual simulado da Ford é apenas uma patente. A montadora ainda não confirmou se a tecnologia será implementada em seus futuros modelos.

Contudo, a inovação se mostra promissora e pode se tornar um atrativo para entusiastas de carros que apreciam a interação proporcionada por veículos com transmissão manual, mesmo no universo dos veículos elétricos. Para mais sobre a Ford, confira o artigo sobre quatro recalls da Ford afetando mais de 60 mil veículos.