O Ford Mustang S650 representa a última esperança para os amantes de muscle cars V8, após o desaparecimento do Chevrolet Camaro e do Dodge Challenger. A Ford merece reconhecimento por manter vivo o sonho dos muscle cars com o lançamento da sétima geração do Mustang.
A linha Mustang 2025 oferece diversas opções, desde o modelo EcoBoost até o potente GT, o Dark Horse e o GTD, derivado do automobilismo. O GT, equipado com motor V8, continua sendo o pilar da linha Mustang e foi o modelo avaliado. Outros fabricantes também apostam em modelos V8, como a BMW que garante a continuidade dos motores V8 na Austrália.

Desempenho e especificações do Ford Mustang GT 2025
O Mustang GT 2025 possui as seguintes características:
- Preço inicial: AU$88.388 (aproximadamente US$56.300)
- Dimensões:
- Comprimento: 4.811 mm
- Largura: 2.097 mm
- Altura: 1.414 mm
- Distância entre eixos: 2.719 mm
- Peso: 1.813 kg
- Motor: 5.0 litros Coyote V8
- Potência: 462 hp (345 kW)
- Torque: 549 Nm
- Aceleração 0-100 km/h: 5.1 segundos
- Transmissão: Manual de seis marchas
- Consumo: 13.6 l/100 km
Na Austrália, o Mustang 2025 é vendido nas versões EcoBoost e GT, com o Dark Horse disponível em número limitado. O preço inicial é de AU$74.452 (aproximadamente US$47.400) para o EcoBoost e AU$88.388 (aproximadamente US$56.300) para o GT.

O Mustang GT ocupa uma posição única no mercado australiano, com poucos concorrentes diretos. Toyota Supra e Nissan Z são alternativas, mas ambos são menores e utilizam motores de seis cilindros turbo. Outras opções no mercado de SUVs, embora não diretamente concorrentes, incluem o Land Rover Defender 2025, que oferece versatilidade e luxo.
O novo Mustang mantém o motor 5.0 litros Coyote V8, com atualizações internas, incluindo corpos de borboleta duplos, nova entrada de ar e um coletor de escape quatro em um. Ele entrega 462 cv a 7.250 rpm e 550 Nm de torque com o escape de performance ativo. O câmbio pode ser manual de seis marchas ou automático de 10 marchas. A Ram considera retorno do motor V8 Hemi, mostrando que o interesse por este tipo de motorização ainda é forte.
O interior do Mustang 2025 representa um grande avanço em relação ao modelo anterior. Possui um painel de instrumentos digital de 12,4 polegadas e uma tela de infoentretenimento de 13,2 polegadas. O painel de instrumentos oferece temas diferentes, incluindo layouts que imitam os Mustangs de 1967-1968, 1987-1993 Foxbody e 1999-2001 Mustang SVT Cobra. A tela de infoentretenimento oferece Apple CarPlay e Android Auto sem fio.
Outras novidades incluem um volante de base plana e o Drift Brake, que simula um freio de mão tradicional.
O Mustang GT 2025 oferece uma experiência sonora intensa, com o motor Coyote V8 roncando até 7.500 rpm. O câmbio manual de seis marchas permite aproveitar ao máximo a faixa de rotação do motor.

O tempo de 0 a 100 km/h foi de 5.1 segundos, utilizando um timer GPS. O câmbio manual é preciso e oferece uma função de rev-matching automática.
Apesar do peso de quase 1.813 kg, o Mustang oferece boa aderência em estradas sinuosas, graças aos pneus Pirelli P Zero 255/40 R19 na dianteira e 275/40 na traseira.
O consumo de combustível durante o período de avaliação foi de 16,5 l/100 km. Em viagens rodoviárias, o consumo pode chegar a 7,3 l/100 km a 100 km/h.
Um problema notado foi o sistema de prevenção de colisão frontal, que se mostrou excessivamente sensível.
Veredito
As mudanças no novo Mustang GT o tornam mais preciso em relação ao seu antecessor. O motor Coyote V8 continua emocionante e o carro é confortável para viagens longas. Seus rivais japoneses são menores e mais esportivos, mas nada se compara ao Mustang no mercado. Para quem busca outras opções, vale a pena conferir se o Chevrolet Corvette C8 2025 ainda é uma boa opção.