A Ford anunciou o início da fabricação do motor Panther 2.0 turbodiesel de quatro cilindros em sua planta de General Pacheco, Argentina. Anteriormente importado da Índia, o propulsor, que equipa a picape média Ranger, agora será produzido na mesma fábrica onde o veículo é montado.
O motor entrega 170 cv de potência e 41,3 mkgf de torque. Para saber mais sobre a Ford Ranger, confira nosso artigo. O motor 2.0 se junta ao já fabricado localmente Lion 3.0 V6, que entrega 250 cv e 61,7 mkgf. Este último, antes importado da Inglaterra, equipa as versões mais potentes da Ranger.

No mercado argentino, a picape também conta com o Panther 2.0 bi-turbodiesel de 210 cv e 51 mkgf, cuja produção permanece na Índia. A Ford libera Ranger com bolada de desconto de R$ 40.500 em fevereiro, confira!
A medida representa a conclusão do ciclo de investimentos de US$ 660 milhões na fábrica argentina, utilizados no lançamento da nova geração da Ranger na América do Sul. A renovação da linha de produção de motores demandou um investimento de US$ 80 milhões, visando a nacionalização dos propulsores.
Além disso, a montadora planeja aumentar a produção da picape para 70 mil unidades anuais, representando um incremento de 15% em relação a 2024 e 30% comparado a 2023, ano de lançamento do modelo na região.
O aumento visa atender a crescente demanda do mercado brasileiro, que, segundo a Ford, registrou um aumento de 60% nas vendas em janeiro deste ano. Veja também Ford aposta em elétricos com extensor de autonomia para impulsionar vendas.