A Ford confirmou a chegada do Everest, o SUV derivado da picape Ranger, ao mercado da América do Sul. A estreia está programada para o primeiro semestre de 2025, com a Argentina sendo o primeiro país a receber o modelo. O anúncio foi feito durante um evento da marca em Buenos Aires.
Inicialmente, o Ford Everest será importado da Tailândia, mas a montadora estuda a possibilidade de produzi-lo na Argentina futuramente, aproveitando a estrutura da fábrica de Pacheco, onde a Ranger já é fabricada. O Everest compartilha com a Ranger a plataforma, mecânica, câmbio e diversos componentes.
Com opções de cinco e sete lugares, o Ford Everest faz parte do segmento de SUVs derivados de picapes, competindo diretamente com o Toyota SW4, baseado na Hilux, o Mitsubishi Pajero Sport, derivado da L200, e o Chevrolet Trailblazer, da S10. O Everest também mira uma fatia do mercado do Jeep Commander.
Embora a Ford não tenha divulgado informações detalhadas sobre a motorização do Everest que será vendido na Argentina, a versão exibida no evento possuía um motor a gasolina. Contudo, a marca esclareceu que se tratava apenas de um protótipo. Em outros mercados, o SUV é oferecido com duas opções de motorização turbodiesel: um 2.0 de 210 cv e 51 kgfm de torque, e um V6 3.0 de 250 cv e 61,2 kgfm de torque. Ambas as versões contam com câmbio automático de dez marchas e tração nas quatro rodas.
Chegada ao Brasil: Existe uma grande expectativa para o lançamento do Everest no Brasil, que pode estar entre os dez modelos que a Ford planeja lançar no país em 2025. O veículo já foi flagrado em testes em território nacional. A previsão é que o Mustang manual seja o primeiro lançamento da marca no próximo ano, seguido por novidades da van Transit. O SUV derivado da Ranger deve ficar para o segundo semestre de 2025.