A Ford Motor Company anunciou mudanças importantes em sua liderança, visando acelerar a execução do plano Ford+, que busca transformar a empresa em uma organização dinâmica e focada em produtos, serviços e software.
“Continuamos a construir uma equipe de liderança talentosa e focada em resultados, que impulsionará a transformação da Ford em uma empresa mais lucrativa e resiliente neste ambiente competitivo em rápida mudança”, afirmou Jim Farley, Presidente e CEO da Ford.
Sherry House, que atuava como vice-presidente de Finanças desde junho, assumiu o cargo de diretora financeira (CFO) da Ford em 6 de fevereiro. Farley expressou entusiasmo com a parceria, destacando o histórico de House em desempenho e eficiência de custos, além de sua experiência em bancos de investimento, mobilidade e tecnologia, incluindo veículos elétricos e autonomia.
John Lawler e Marin Gjaja em Novas Funções Estratégicas
John Lawler, o CFO anterior, permanece na Ford como vice-presidente, concentrando-se em estratégia, parcerias, alianças e desenvolvimento corporativo. Marin Gjaja foi nomeado diretor de estratégia, após ocupar cargos de liderança desde que ingressou na empresa em 2022, incluindo COO da Ford Model e. Gjaja traz consigo 25 anos de experiência na BCG, onde desenvolveu estratégias para grandes empresas americanas. Gjaja se reportará a Farley e Lawler.
“Temos uma estratégia atraente no Ford+, e a experiência de John e Marin nos ajudará a aproveitar as oportunidades para alocar capital e criar vantagens em meio às grandes mudanças que estão ocorrendo na tecnologia, política, preferências do cliente e nova concorrência”, disse Farley.
David McClelland, que liderou a estratégia da Ford desde 2019, optou por se aposentar no final do primeiro trimestre, após uma carreira global de 32 anos na empresa.
Andrew Frick assumiu responsabilidades adicionais como presidente da Ford Blue e Ford Model e. Ele continuará supervisionando a Ford Pro interinamente até que um novo líder seja nomeado. Kay Hart, que liderou o Grupo de Mercados Internacionais da Ford a um recorde de lucratividade, foi nomeada gerente geral da Ford Model e, reportando-se a Frick. Hart foi membro fundamental da Equipe Edison, responsável pelo desenvolvimento e lançamento dos populares Mustang Mach-E e F-150 Lightning.
“A equipe do Model e permanecerá focada em entregar um negócio de veículos elétricos lucrativo, à medida que lançamos nossos veículos de próxima geração e atendemos às necessidades e experiências exclusivas dos clientes de veículos elétricos”, disse Frick.
“Ao mesmo tempo, alinharemos nossas equipes para melhorar nossa distribuição geral e abordagem de mercado para melhor atender nossos revendedores, que são essenciais para nossa execução de varejo em Ford Blue, Model e e Pro, à medida que se tornam mais especializados.”
Frick acrescentou que Daniel Justo, vice-presidente da Divisão de Atendimento ao Cliente da Ford, assumirá a liderança da experiência do cliente, trabalhando com os revendedores para expandir a posição de liderança da Ford em serviços remotos, coleta e entrega, simplificando e aprimorando o atendimento ao cliente em geral.
Sam Wu, presidente e CEO da Ford China, expandiu sua função para incluir a liderança do Grupo de Mercados Internacionais. Jeff Marentic se reportará a Wu como chefe do Ford International Markets Group.
“Sam liderou uma reviravolta significativa nos negócios da Ford na China e sua liderança será um trunfo à medida que continuamos a crescer de forma lucrativa na China e em todo o mundo”, disse Farley. “O sucesso em nossos mercados internacionais, incluindo os mercados da ASEAN, África do Sul, Austrália e Oriente Médio, exige alavancar nossos negócios de exportação da China e competir com sucesso contra as montadoras chinesas que estão se expandindo agressivamente nesses mercados.”