O novo SUV de entrada da Volkswagen, o Tera, foi flagrado em testes na região da Serra da Mantiqueira, em Campos do Jordão (SP), enquanto aguarda seu lançamento oficial no mercado brasileiro nos próximos meses.
O Volkswagen Tera, que tem como objetivo ser uma opção de carro de entrada, exibiu seu design distinto em relação aos outros veículos da marca, conforme registros compartilhados pelo perfil do Instagram @j.p.vinicius, seguidor do @gessnermotors.
O Tera chega ao mercado com preços que devem competir diretamente com o Citroën Basalt, apesar de apresentarem estilos bem diferentes. Ele é projetado para ser o segundo “SUV popular” do mercado, seguindo o conceito de SUVs subcompactos com motor 1.0 que surgiu na Índia.
Espera-se que o Tera utilize o motor 1.0 MPI, que entrega até 84 cavalos de potência e 10,6 kgfm de torque. Com essa motorização, o objetivo é que o preço inicial do veículo fique abaixo dos R$ 100 mil, buscando competir diretamente com o Basalt 1.0, que oferece 75 cavalos com seu motor Firefly 1.0 6V.
Além da versão 1.0 MPI, o Volkswagen Tera deve contar com o motor 1.0 170 TSI, com calibração semelhante à do Polo, entregando 109 cavalos na gasolina e 116 cavalos no etanol, com 16,8 kgfm de torque.
Uma opção de transmissão automática Tiptronic de seis marchas também é esperada para essa versão. Para competir com o Fiat Pulse, a montadora não descarta o lançamento de versões 200 TSI, que entregariam 116 cavalos com gasolina e 128 cavalos com etanol, além de 20,4 kgfm de torque e câmbio automático de seis marchas.
Apesar das expectativas, não há previsão para uma versão MHEV (híbrida leve) do Tera, que deve se concentrar em suas versões a combustão. Contudo, uma versão GT 200 TSI com ajustes esportivos não está descartada pela Volkswagen.
Enquanto isso, a Volkswagen registrou um crescimento de 16% nas vendas em 2024, com todos os seus modelos, exceto a Amarok, apresentando aumento nas vendas. O Polo foi o carro que mais impulsionou a marca, com um aumento de 26,01%. Outros modelos como Jetta, Saveiro, Virtus, T-Cross, Nivus e Taos também contribuíram para o bom desempenho da marca no ano.