A fabricante de veículos elétricos Nio, comemorando seu 10º aniversário, apresentou oficialmente sua terceira marca, Firefly, no último mês. O primeiro modelo da nova marca será lançado e apresentado na China durante o Nio Day, em 21 de dezembro. A Firefly se posiciona como uma opção de carros elétricos compactos e mais acessíveis, mirando o público jovem.
Inicialmente, a marca era cogitada para o mercado europeu, visando concorrer com modelos como o Volkswagen ID.3. No entanto, devido a vendas abaixo do esperado na Europa e novas tarifas de importação, a Nio reorientou sua estratégia, priorizando o lançamento da Firefly na China. Apesar disso, a empresa ainda planeja levar a marca para a Europa no primeiro trimestre de 2025, seguida pelos mercados do Sudeste Asiático e América Latina.
O primeiro veículo da Firefly será um hatchback elétrico compacto, com baterias substituíveis. Diferente dos modelos Nio e Onvo, os carros da Firefly não utilizarão as estações de troca de bateria já existentes. Isso ocorre porque os modelos da Firefly serão menores, necessitando de baterias com dimensões próprias.
Atualmente, a Nio possui 2.800 estações de troca na China e 59 na Europa, sendo a maioria na Alemanha, Holanda e Noruega. A Firefly deverá construir sua própria rede de estações, que, segundo a empresa, serão mais rápidas e baratas de implementar, e serão instaladas com base na demanda dos usuários.
As vendas dos veículos Firefly serão realizadas através da rede de vendas já estabelecida da Nio, com as entregas iniciando no primeiro semestre de 2025. Daniel Jin, que ingressou na Nio em 2022 e foi recentemente apresentado como chefe da Firefly, afirmou que o chassi dos veículos está sendo ajustado no Reino Unido, onde ele trabalhou entre 2009 e 2011, enquanto atuava no escritório da SAIC em Birmingham.
Embora a Nio declare que a Firefly terá alcance global, o principal mercado da marca será a China, pelo menos até 2026/2027. A guerra de preços no mercado chinês de veículos elétricos em 2025 levanta questões sobre o preço dos modelos Firefly. William Li, CEO da Nio, sugeriu que os preços devem variar entre 100.000 e 200.000 yuan (aproximadamente US$ 13.700 e US$ 27.400).
Considerando que o modelo Onvo L60, da Nio, tem preço inicial de 206.900 yuan, espera-se que os modelos Firefly sejam mais acessíveis, competindo com modelos como o BYD Dolphin, com preços a partir de 99.800 yuan.