Resumo da Notícia
A Stellantis vive um momento de virada sob o comando de Antonio Filosa. O executivo italiano, que assumiu o cargo de CEO em junho, iniciou uma ampla reformulação nos altos escalões da montadora para preparar a empresa para um novo ciclo estratégico previsto para 2026. O movimento busca reverter dois anos de queda nas vendas, lucros em baixa e uma linha de produtos que perdeu fôlego nos principais mercados.
As mudanças ganharam força nesta quarta-feira, quando Filosa anunciou novos chefes regionais e globais em áreas-chave como Europa, manufatura e design. O objetivo é formar uma equipe capaz de acelerar ganhos operacionais e recolocar a Stellantis no caminho do crescimento. “Estamos promovendo talentos excepcionais de dentro e de fora para cargos de liderança enquanto preparamos nosso negócio para o sucesso futuro”, afirmou o CEO em comunicado.
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A reorganização segue a recente nomeação de João Laranjo como diretor financeiro global, substituindo Doug Ostermann. Laranjo é um antigo colaborador de Filosa e foi uma das primeiras peças da nova engrenagem que o executivo tenta montar para dar mais agilidade às decisões e fortalecer a governança interna do grupo.
Entre os novos nomes, destaca-se o italiano Emanuele Cappellano, que passa a comandar a “Europa Ampliada e Marcas Europeias”. Ele já liderava as operações na América do Sul e continuará à frente da divisão de veículos comerciais, a Stellantis Pro One. Em seu lugar na região sul-americana, assume o brasileiro Herlander Zola, um dos principais executivos da companhia no continente.
Outro retorno importante é o de Francesco Ciancia, também italiano, que volta à Stellantis após uma passagem pela Mercedes-Benz. Ele assumirá a chefia global de manufatura a partir de 1º de novembro, substituindo Arnaud Deboeuf, que está de saída. Ciancia traz mais de 20 anos de experiência na gestão industrial, incluindo passagens anteriores pela Fiat Chrysler e pela própria Stellantis.
O grupo também anunciou Ralph Gilles como novo chefe global de design e Grégoire Olivier no comando das operações da China e Ásia-Pacífico. Já Jean-Philippe Imparato, que chefiava a região europeia, passará a concentrar-se na Maserati, marca de luxo que enfrenta desafios de desempenho.
Além dessas trocas, permanecem em posições estratégicas nomes como Davide Mele (planejamento de produto), Ned Curic (tecnologia), Sébastien Jacquet (qualidade), Monica Genovese (compras) e Scott Thiele (cadeia de suprimentos), demonstrando o esforço de Filosa em equilibrar continuidade e renovação.
Com a nova estrutura, a Stellantis pretende reforçar sua presença global e revitalizar áreas críticas, especialmente na Europa e América do Sul. As nomeações marcam o início de uma fase de transição que deve se intensificar até a divulgação do plano de recuperação em 2026 — um período decisivo para o futuro do conglomerado franco-ítalo-americano.

