A Fiat Toro, líder de vendas no segmento de picapes intermediárias com mais de 500 mil unidades comercializadas no Brasil, apresenta uma importante atualização em sua linha 2025. A principal novidade é a substituição do motor 2.0 turbodiesel pelo propulsor 2.2 turbodiesel, o mesmo que equipa a Ram Rampage e o Jeep Commander.
A mudança, segundo a Fiat, já estava planejada, mas coincide com a entrada em vigor da oitava fase do Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve L8), que estabelece normas mais rigorosas para emissão de poluentes.
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A motorização diesel ainda representa uma parcela significativa das vendas da Fiat Toro, correspondendo a 35% do total. Em 2024, a picape figurou como o terceiro veículo mais vendido no país, com cerca de 54 mil unidades.
Disponível nas versões Volcano (R$ 206.990) e Ranch (R$ 224.990), a Fiat Toro busca se destacar em um segmento competitivo, onde seus principais concorrentes, como Chevrolet Montana, Renault Oroch e Ford Maverick, não oferecem modelos com as mesmas características. A Ram Rampage Big Horn, equipada com o mesmo motor, surge como uma alternativa dentro do próprio grupo, porém com um posicionamento mais premium e preço de R$ 237.990.
Melhorias no desempenho e consumo da Fiat Toro
O novo motor 2.2 turbodiesel entrega 200 cv de potência e 45,9 mkgf de torque, um aumento de 30 cv e 10,2 mkgf em relação ao antigo 2.0 turbodiesel, que gerava 170 cv e 35,7 mkgf. Além do novo motor, a transmissão automática de nove marchas foi mantida que recebeu um novo conversor de torque e uma calibração repensada, além de um diferencial 14% mais longo.
A potência e o torque extras resultaram em um melhor desempenho. A aceleração de 0 a 100 km/h foi reduzida de 11,6 segundos para 9,6 segundos na versão diesel de entrada, e para 9,8 segundos na versão topo de linha da Fiat Toro, representando um ganho de 1,8 segundos.
“Com o novo motor, a Toro oferece uma experiência de direção única, alcançando até 201 km/h de velocidade máxima e conseguindo atingir 120 km/h com menos de 1500 rpm, garantindo conforto e economia. Essa melhoria complementa o design sofisticado, o conforto, a tecnologia e a robustez, que são características marcantes da Toro”, destaca Frederico Battaglia, vice-presidente da Fiat para a América do Sul.
No quesito consumo, a melhoria foi mais notável no ciclo rodoviário. A média urbana permanece em 10,5 km/l, enquanto a rodoviária saltou para 13,6 km/l (anteriormente, 13 km/l).
A Toro 2025 Volcano e Ranch continuam competitivas ao manterem os principais itens de série. Entre os destaques, estão a multimídia vertical de 10,1”, o sistema Fiat Connect Me, carregador de celular sem fio, o pacote ADAS e o painel digital de 7”. Além disso, elas oferecem seis airbags de série.