Notícias
Tendência

Fiat Punto pode retornar como hatch elétrico esportivo, diz CEO

O modelo que deixou a linha da montadora em 2018, o Fiat Punto, pode retornar ao mercado como elétrico, segundo o CEO da Fiat, Olivier Francois

O CEO da Fiat, Olivier Francois, reacendeu as esperanças sobre o possível retorno do Punto, um modelo que deixou a linha da montadora em 2018. Segundo o executivo, um novo Punto, com design “elegante e esportivo”, poderia fazer sentido na era da eletrificação. No entanto, Francois ressalva que essa possibilidade só seria considerada se o mercado demonstrar uma mudança significativa.

Em entrevista à Autocar, Francois afirmou: “Se o Punto fosse muito elegante e esportivo, estaria fortemente ligado ao futuro da eletrificação.” Ele enfatizou que, embora não haja planos concretos para um novo Punto no momento, está “pronto para responder a qualquer mudança no mercado”.

Fiat Punto pode retornar como hatch elétrico esportivo, diz CEO
Foto: Divulgação/Fiat

Nos últimos anos, alguns hatches convencionais foram descontinuados, abrindo espaço para crossovers e SUVs, modelos que oferecem maior rentabilidade. A crescente busca por melhor aerodinâmica pode trazer os hatches de volta à moda, incentivando as montadoras a investir em seu desenvolvimento. Em um mercado em constante mudança, a Fiat atualiza o preço da Toro Volcano para CNPJ com desconto de até R$ 23.240 em fevereiro, mostrando adaptação às demandas do mercado.

Um futuro Fiat Punto poderia ser construído sobre a plataforma STLA Small, uma evolução da CMP, que serve de base para modelos como Peugeot 208, Opel Corsa e Lancia Ypsilon. Outra opção seria utilizar a plataforma STLA Medium, a mesma dos sucessores de Peugeot 308, Opel Astra e Lancia Delta.

Fiat Punto pode retornar como hatch elétrico esportivo, diz CEO
Foto: Divulgação/Fiat

Contudo, essa escolha colocaria o Punto em um mercado competitivo, com vários modelos da Stellantis disputando a preferência dos consumidores. A Fiat oferta Cronos Drive 1.3 CVT com uma bolada de desconto de R$ 25.033, buscando atrair consumidores em um segmento concorrido.

O Passado do Punto

Vale lembrar que foi Olivier Francois quem cancelou o sucessor do Punto ao assumir o cargo de CEO da Fiat em 2011. Ele descreveu o modelo cancelado como “bonito, mas não super icônico”, justificando a decisão com base em razões de marketability. Francois buscava um modelo global que pudesse atingir grandes volumes de vendas, algo mais fácil de alcançar com um crossover/SUV do que com um hatch pequeno.

Fiat Punto pode retornar como hatch elétrico esportivo, diz CEO
Foto: Divulgação/Fiat

O Fiat Punto original foi lançado em 1993, substituindo o Uno. A segunda geração chegou em 1999, seguida pelo Grande Punto em 2005, que permaneceu em produção até 2018, após duas reestilizações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.