Flagras de fotógrafos revelam o primeiro protótipo do Porsche Cayman elétrico em testes. O cupê exibe detalhes como as entradas de ar frontais inspiradas no 911 GTS e um painel traseiro com estilo liftback. A Porsche planejava lançar os modelos 718 elétricos ainda este ano, mas o lançamento pode ser adiado.
A ideia de um 718 elétrico surgiu em 2021 com o conceito Mission R, um carro de corrida que antecipava o futuro Cayman de rua. Contudo, nos últimos três anos, apenas protótipos do Boxster elétrico foram vistos em testes. Agora, finalmente, temos um vislumbre de seu irmão cupê, o Cayman.

As imagens mostram que o Cayman Elétrico mantém uma silhueta muito semelhante ao modelo 982 a combustão, lançado em 2016. A traseira com estilo liftback flui do teto até o spoiler ativo, que nas imagens está recolhido, mas se estenderá em altas velocidades.
A terceira luz de freio vertical foi movida para a parte superior do porta-malas, remetendo ao design do 911. O painel traseiro parece ser feito de vidro, com seções superior e inferior escurecidas.
Camuflagens nas janelas traseiras impedem a visualização completa do formato em V do vidro, além de disfarçar as lanternas traseiras em LED, que se estendem por toda a largura do carro. Acredita-se que o logotipo da Porsche também seja iluminado sob a camuflagem.
A parte dianteira do veículo se assemelha bastante aos protótipos do Boxster vistos desde 2022. As barras horizontais nas laterais do para-choque são falsas, servindo para desviar a atenção das aletas verticais montadas atrás. Estas são semelhantes às aletas ativas do novo 911 GTS Híbrido.

Veículos elétricos geralmente não necessitam de grandes entradas de ar para refrigeração. No entanto, essas aletas podem direcionar o fluxo de ar para a bateria em condições de alta performance em pista, ou servir como dispositivos aerodinâmicos ativos.
A segunda opção parece mais provável, uma vez que o Mission R também apresentava aletas ativas no para-choque, trabalhando em conjunto com um aerofólio traseiro de dois estágios para criar um sistema de redução de arrasto (DRS). Para máxima força descendente, as aletas eram fechadas e o spoiler era totalmente estendido.
A Porsche planeja oferecer o Boxster e o Cayman elétricos com opções de motorização simples e dupla, com lançamento previsto para 2024 e início das vendas em 2026. No entanto, notícias recentes indicam que a marca enfrenta dificuldades para equilibrar a dinâmica dos novos elétricos com o prazer de dirigir dos modelos a combustão, o que pode resultar em atrasos no lançamento.