A Fiat lança no mercado brasileiro o Pulse Impetus Hybrid, uma versão híbrida leve do seu SUV compacto, com o objetivo de atrair consumidores que buscam um carro com maior eficiência no consumo de combustível, especialmente no uso urbano. Posicionado em uma faixa de preço de R$ 140.990,00, apenas R$ 2.000,00 acima da versão Impetus convencional, o novo modelo busca democratizar o acesso à tecnologia híbrida com uma solução simplificada e acessível.
O sistema híbrido leve do Pulse Impetus Hybrid consiste na substituição do alternador e motor de partida por um motor/gerador elétrico. Este componente atua tanto na geração de energia para a bateria quanto no auxílio ao motor a combustão, otimizando o consumo de combustível em baixas rotações, típico do uso urbano. Apesar da mudança no sistema de propulsão, o veículo mantém os mesmos 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque quando abastecido com etanol, com aceleração de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos e velocidade máxima de 189 km/h.
A principal diferença entre as versões está no consumo. Segundo a Fiat, o Pulse Impetus Hybrid alcança 9,3 km/l no etanol e 13,4 km/l na gasolina em ciclo urbano, enquanto a versão convencional faz 8,4 km/l e 12,1 km/l, respectivamente. Em ciclo rodoviário, o híbrido registra 10,2 km/l no etanol e 14,4 km/l na gasolina, valores equivalentes aos da versão a combustão, que faz 10,2 km/l e 14,4 km/l com os mesmos combustíveis, respectivamente. Essa eficiência aprimorada no uso urbano é a grande aposta da montadora.
O Pulse Impetus Hybrid vem equipado com diversos itens de série, incluindo:
- Frenagem autônoma de emergência
- Alerta de mudança involuntária de faixa
- Comutação automática de farol alto
- Controle eletrônico de tração e estabilidade
- Quatro airbags (frontais, tórax e cabeça)
- Ar-condicionado automático digital
- Banco do motorista com regulagem de altura
- Bancos revestidos em couro
- Central multimídia com tela touchscreen de 10,1 polegadas
- Conectividade wireless com Apple CarPlay e Android Auto
- Duas portas USB (Tipo A e Tipo C)
- Painel digital com cluster de 7 polegadas
- Volante com comandos de áudio
- Câmera traseira em alta definição
- Direção elétrica
- Controle eletrônico de aceleração
- Sinalização de frenagem de emergência
- Faróis de neblina e em LED
- Freios ABS
- Entrada e partida sem chave
- Luzes diurnas e lanternas traseiras em LED
- Retrovisor interno eletrocrômico com sensor de chuva e crepuscular
- Rodas de liga leve aro 17 com acabamento diamantado
- Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro
- Sistema de navegação GPS
- Carregador de celular por indução
- Monitoramento de pressão dos pneus
- Modo Sport
Esteticamente, as diferenças em relação à versão Impetus convencional são mínimas, limitando-se ao emblema traseiro que identifica a motorização híbrida. O design exterior mantém o friso cromado sobre os faróis em LED, a grade frontal preta com o logo da Fiat, faróis de neblina com acabamento preto fosco e frisos cromados, e para-choque com acabamento prata na borda inferior.
O interior do Pulse Impetus Hybrid apresenta acabamento em plástico com detalhes em couro e algumas peças com acabamento prateado. Os bancos em couro possuem um design conservador, enquanto o painel segue o mesmo padrão estético. O destaque fica para a central multimídia com tela de 10,1 polegadas e o cluster digital de 7 polegadas.
Em termos de vendas, o Pulse registrou 35.114 unidades emplacadas no acumulado de janeiro a novembro de 2024, ficando na décima primeira posição entre os SUVs mais vendidos do período. Seu irmão, o Fastback, emplacou 43.754 unidades no mesmo período. Alguns concorrentes como o Nivus e o Tracker também estão na disputa, enquanto o Creta e o Kicks figuram entre os mais vendidos, sendo que o Peugeot 2008 também marca presença no mercado de SUVs compactos. O Fastback por sua vez, possui um visual mais moderno, o que parece ser um fator importante nas vendas.