A BMW confirmou o lançamento da nova geração do Série 1 para 2028, destacando seu compromisso com o segmento de carros compactos. Além das versões a combustão, a montadora planeja também um modelo totalmente elétrico, provavelmente batizado de i1.
Após o fim da produção do i3 em 2023, que foi o primeiro modelo elétrico compacto da marca, surgiram incertezas sobre a continuidade da BMW nesse mercado. No entanto, Bernd Koerber, Vice-Presidente Sênior da marca, assegurou que o Série 1 seguirá em linha, com a nova geração prevista para 2028.

O nome i3 será reusado, mas agora nas versões elétricas da oitava geração do Série 3, o que levanta a hipótese de que o futuro modelo compacto elétrico se chamará i1. Este novo modelo deve compartilhar a plataforma e o design da próxima geração do Série 1, ambos inspirados pela linguagem de design Neue Klasse da BMW.
Enquanto concorrentes como Audi e Mercedes-Benz estudam a possível saída do segmento de carros compactos, a BMW vê esses modelos como fundamentais para mercados chave como Grécia, Espanha e Itália, onde o Série 1 tem grande participação nas vendas.
A importância do Série 1 vai além das vendas, pois também desempenha um papel crucial na imagem da marca, especialmente atraindo um público mais jovem. Koerber destacou que o modelo é vital para conquistar novos motoristas.
Para reduzir custos, a BMW pode adotar a plataforma Neue Klasse, que é flexível o suficiente para se adaptar a diferentes layouts e distâncias entre eixos. A parceria com a Mini também poderá resultar em sinergias, com componentes compartilhados entre os modelos das duas marcas, maximizando a eficiência. Inclusive, a BMW apresenta inovações da Neue Klasse na Auto Shanghai 2025.