A Fiat, líder de vendas no Brasil, registrou um crescimento de 9,62% em suas vendas no comparativo entre 2023 e 2024, consolidando-se como a fabricante mais vendida do país. A marca também manteve a Strada como o veículo mais emplacado, superando o VW Polo. Contudo, o bom desempenho não foi uniforme para toda a linha da montadora.
Em 2024, seis modelos Fiat tiveram aumento nas vendas em relação ao ano anterior, enquanto cinco apresentaram queda e dois foram lançados recentemente. A van Ducato surpreendeu com um aumento de 139,96%, passando de 946 unidades em 2023 para 2.270 em 2024, segundo dados da Fenabrave. No entanto, esse volume, apesar de expressivo percentualmente, teve um impacto limitado no resultado geral da Fiat.
O hatch Argo foi um dos principais responsáveis pelo crescimento, com um aumento de 36,61% nas vendas, totalizando 91.139 unidades. O reposicionamento do modelo na gama, mesmo com grande volume de vendas para o público PJ e sem novidades significativas, impulsionou seu desempenho.
A picape Strada, campeã de vendas da Fiat, alcançou 144.678 unidades, um aumento de 20% em relação a 2023. O Fastback também registrou um crescimento de 19,41%, passando de 40.402 para 48.246 unidades vendidas. Este desempenho permitiu ao SUV cupê ultrapassar o Pulse e o Cronos em volume total de vendas.
A caminhonete Toro também apresentou crescimento, embora mais modesto, com um aumento de 4,98%, passando de 51.303 para 53.856 unidades.
Queda nas Vendas
Enquanto alguns modelos celebram, outros enfrentaram dificuldades em 2024. O Pulse foi o mais afetado, com uma queda nas vendas, saindo de 45.808 unidades em 2023 para 39.079 unidades em 2024. A concorrência e o sucesso do Fastback podem ter contribuído para esse resultado.
O Cronos também sofreu com a chegada do Fastback, registrando uma queda de 12,54%, passando de 50.755 unidades em 2023 para 44.392 unidades no ano passado, apesar de manter a segunda colocação em sua categoria.
Fiorino e Mobi também tiveram desempenhos inferiores em comparação com o ano anterior. O furgão Fiorino teve uma queda de 7,57%, com 20.208 unidades emplacadas em 2024, contra 21.863 em 2023. Já o subcompacto Mobi, com um grande volume de vendas diretas, apresentou uma redução de 8,23%, fechando o ano com 67.382 unidades, em comparação com 73.428 em 2023.