A Geely está apostando em um novo nicho de mercado com a Riddara RD6, uma picape elétrica com foco no conforto e usabilidade urbana. Ao contrário das rivais grandonas como a Cybertruck e a F-150 Lightning, ela busca atender quem quer algo mais compacto, prático e sem abrir mão da tecnologia.
Na prática, dirigir a RD6 lembra mais estar num SUV do que numa picape. A direção é leve, a suspensão filtra bem as imperfeições do asfalto e o nível de conforto impressiona. Não é um modelo pensado para aventuras off-road pesadas, mas encara terrenos irregulares com competência.

Por dentro, o destaque é a central multimídia com tela de até 14,6 polegadas e sistema baseado em Android. O painel de instrumentos é digital e fácil de visualizar, e o assistente de voz, apesar de um leve atraso nas respostas, entende bem comandos em diferentes sotaques.
O interior traz bons materiais, com acabamento simples nas versões básicas, mas agradáveis ao toque. Já as versões mais completas apostam em revestimentos mais sofisticados e mais recursos tecnológicos, como purificador de ar e bancos com melhor ergonomia. A BYD lança o SUV compacto elétrico Fang Cheng Bao Tai 3 na China, mostrando a crescente variedade de opções elétricas no mercado chinês.
A RD6 oferece três opções de motorização, com potências que vão de 134 até 416 cavalos. A versão de entrada, com motor de 100 kW e bateria de 63 kWh, é voltada para mercados com tributos altos sobre veículos potentes. Já as versões mais caras podem ir de 0 a 100 km/h em apenas 4,5 segundos.
A autonomia varia conforme a versão: são até 373 km na configuração básica, 461 km na intermediária e 424 km na Horizon 4×4, todas medidas pelo padrão NEDC. O tempo de recarga vai de 48 minutos em carregadores rápidos a até 9,3 horas em tomadas domésticas.
Por fora, o visual é moderno e discreto, com linhas suaves, grade frontal fechada e até um pequeno porta-malas dianteiro de 70 litros. A caçamba também é funcional, com bom espaço e recursos como a função V2L, que permite alimentar eletrônicos usando a bateria do carro.
Com tamanho semelhante ao da Toyota Hilux (5,26 metros de comprimento), a RD6 se posiciona como uma picape elétrica de porte médio, ideal para mercados asiáticos como Tailândia e Indonésia, onde há demanda por veículos robustos, mas com visual mais civilizado e condução confortável. Toyota adquire terreno em Xangai para fábrica de veículos elétricos Lexus, indicando um crescimento contínuo do mercado de veículos elétricos na China.