A Tesla planeja iniciar a produção em massa de uma versão de baixo custo do Model Y em sua fábrica de Xangai a partir de 2026, de acordo com fontes familiarizadas com o assunto. O projeto, que tem o codinome interno ‘E41’, visa defender a participação de mercado da Tesla na China, onde a concorrência no setor de veículos elétricos (VE) tem se intensificado.
O novo Model Y ‘E41’ será fabricado nas linhas de produção existentes da fábrica de Xangai, a maior da Tesla em capacidade de produção. Estima-se que o custo de produção seja 20% menor em comparação com o Model Y atual. Essa notícia surge em um momento em que Tesla China planeja Model Y com preço reduzido para enfrentar concorrência.

Embora o foco inicial seja o mercado chinês, há planos para produzir o Model Y de baixo custo também na Europa e na América do Norte, embora um cronograma específico não tenha sido divulgado. A equipe da Tesla na China liderou o desenvolvimento do ‘E41’ como uma resposta à crescente pressão competitiva no mercado local. Outras empresas também estão inovando, como a BYD que apresenta Super e-Platform com carregamento de 1000 kW, dobrando a potência da Tesla.
A estratégia de desenvolvimento do ‘E41’ envolve a simplificação da configuração do veículo, mantendo suas principais características. Esse conceito, conhecido internamente como ‘depop’, busca acelerar o lançamento de novos produtos.
A decisão de lançar o Model Y de baixo custo dependerá do desempenho das vendas do Model Y atualizado, lançado na China em 10 de janeiro e com entregas a partir de 26 de fevereiro. O Model Y 2025 está disponível em duas versões: tração traseira, com preço inicial de 263.500 RMB (aproximadamente US$ 36.380), e tração integral de longo alcance, a partir de 303.500 RMB.
Em fevereiro de 2025, a Tesla vendeu 26.777 veículos na China, uma queda de 11,2% em relação aos 30.141 do mesmo período do ano anterior, de acordo com a China Passenger Car Association (CPCA).
A participação da Tesla no mercado chinês de veículos de nova energia (NEV), que inclui veículos híbridos plug-in (PHEV), foi de 3,8% em fevereiro, ocupando a 7ª posição. No mercado de veículos elétricos a bateria (BEV), a participação da Tesla foi de 6,3%.
Para fins de comparação, a participação da Tesla no mercado de BEV na China em fevereiro de 2021, 2022, 2023 e 2024 foi de 22,61%, 11,26%, 11,50% e 13,64%, respectivamente.