Notícias
Tendência

Fiat confirma Grande Panda 4×4 com opções elétricas e tradicionais

Com pegada off-road, a Fiat anunciou o desenvolvimento de uma versão 4x4 do novo Grande Panda. A empresa está estudando as melhores soluções para o sistema de tração integral

A Fiat anunciou o desenvolvimento de uma versão 4×4 do novo Grande Panda, confirmando o compromisso com a tradição off-road da linha. Segundo Olivier Francois, CEO da Fiat, a empresa está estudando as melhores soluções para o sistema de tração integral, considerando opções tanto elétricas quanto tradicionais.

O novo Grande Panda 4×4, que sucederá as três gerações anteriores com tração nas quatro rodas, buscará oferecer versatilidade e capacidades off-road aprimoradas. O modelo competirá no segmento de superminis, juntamente com o Citroen C3, mas com um foco maior em robustez.

Fiat Grande Panda inicia jornada global com foco no segmento B europeu
Foto: Divulgação/Stellantis

“Sim, estamos comprometidos em fazer algo e estamos estudando isso”, afirmou Francois à Autocar. “Estamos tentando encontrar a solução e um caminho. A questão é se deve ser um 4×4 ICE ou um 4×4 EV. Estamos analisando soluções e como e quando – mas entendemos o ponto e gostaríamos de fazer algo parecido em breve.”

Atualmente, o Fiat Grande Panda é construído sobre a plataforma Smart Car, que suporta apenas tração dianteira. Para acomodar a tração nas quatro rodas, os engenheiros da Fiat precisarão modificar a plataforma. Uma solução potencial seria adicionar um motor elétrico extra ao eixo traseiro, semelhante ao Jeep Avenger 4Xe e Alfa Romeo Junior Ibrida Q4. No entanto, a solução ideal seria um sistema 4WD mais tradicional, como os modelos anteriores do Panda 4×4.

A versão 4×4 do Grande Panda deverá apresentar maior altura do solo e uma suspensão mais robusta para enfrentar terrenos mais difíceis. Além disso, elementos de design robustos devem diferenciá-lo das versões com tração dianteira, reforçando a sua capacidade off-road.

A linha atual do Grande Panda

A Fiat já apresentou duas versões do Grande Panda: a versão RED, com rodas de aço brancas de 16 polegadas, e a versão La Prima, com rodas de 17 polegadas, protetores de cárter em alumínio e barras de teto, que conferem ao carro uma aparência de crossover. A forma quadrada e os revestimentos plásticos reforçam o seu design robusto.

O Grande Panda está disponível em versões elétricas e híbridas. O modelo elétrico possui um motor de 111 cavalos de potência e uma bateria de 44 kWh, oferecendo uma autonomia de até 320 km no ciclo WLTP. Já a versão híbrida combina um motor 1.2 turbo de três cilindros com um pequeno motor elétrico, entregando uma potência combinada de 100 cv e uma bateria de 48V.

Além disso, a Fiat confirmou planos para introduzir uma versão a combustão com câmbio manual, voltada para mercados emergentes, mas que também poderá chegar à Europa como uma opção mais acessível.

O preço inicial do Grande Panda híbrido é inferior a 19.000€ (aproximadamente R$ 109.000), enquanto a versão elétrica começa abaixo de 25.000€ (cerca de R$ 143.000). As primeiras entregas na Europa estão previstas para março de 2025.

A versão 4×4 deverá ser mais cara, posicionando-se como o modelo de topo da linha. A Fiat ainda não definiu uma data para o lançamento do Grande Panda 4×4, mas o desenvolvimento em curso sugere que pode levar alguns anos até que o vejamos nas estradas.

Outros Pandas a Caminho

Além do Grande Panda, a Fiat está desenvolvendo outros conceitos maiores inspirados no Panda, também utilizando a plataforma Smart Car. Dois modelos estão em desenvolvimento, um dos quais deverá ser um SUV, competindo com modelos como o Citroen C3 Aircross e o Opel Frontera.

A decisão da Fiat de voltar ao segmento de superminis com um “veículo utilitário” como o Grande Panda, em vez de um hatch tradicional como o Punto, foi motivada pela necessidade de um modelo com apelo global. O Brasil, por exemplo, responde por cerca de metade das 1,2 milhões de unidades da marca projetadas para 2024.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.