A Stellantis anunciou que o subcompacto Fiat 500 ganhará uma versão híbrida em 2025, além de uma nova geração prevista para 2032. O anúncio foi feito por Jean-Philippe Imparato, COO da Stellantis para a região da Europa Ampliada, que confirmou a produção do modelo no complexo de Mirafiori, em Turim, na Itália.
O lançamento da versão híbrida do Fiat 500 surge em um momento de reestruturação na Stellantis. Recentemente, Carlos Tavares renunciou ao cargo de CEO do grupo, devido ao baixo desempenho de vendas nos Estados Unidos. Um Comitê Executivo Interino, liderado por John Elkann, está tomando as decisões até que um novo CEO seja nomeado em 2025. A saída de Tavares gerou debates sobre o futuro da empresa, inclusive sobre o fim da era Hemi, confira mais detalhes sobre a crise na Stellantis.
O modelo elétrico Fiat 500e também enfrenta dificuldades no mercado global, inclusive no Brasil, onde apenas nove unidades foram vendidas no acumulado deste ano. A baixa procura levou a uma pausa na produção do modelo, e as unidades comercializadas em 2024 eram, ao que tudo indica, do primeiro lote do carro, lançado há três anos. A Fiat aguarda a chegada de um novo lote para retomar as vendas no país.
Para tentar reverter o quadro, a Stellantis aposta na versão híbrida do 500. Jean-Philippe Imparato, em entrevista ao portal italiano Quattroruote, afirmou que o lançamento da versão híbrida está previsto para novembro de 2025.
A meta com o novo modelo é aumentar o volume de produção para 100.000 carros por ano. Imparato também reforçou que não há planos de fechar fábricas na Itália, destacando a importância do complexo de Turim, responsável pela produção do Fiat 500 híbrido, da próxima geração e da caixa de câmbio e-DCT que será utilizada no modelo híbrido. A estratégia da Stellantis se assemelha a outras fabricantes que apostam em modelos híbridos, como a Mitsubishi com o Outlander Híbrido, previsto para 2025.
A confirmação da versão híbrida do Fiat 500 e da nova geração reacende o debate sobre a viabilidade do modelo, que tem enfrentado dificuldades no mercado. A aposta da Stellantis é que a nova motorização e o futuro redesenho possam dar um novo fôlego ao subcompacto. O lançamento do novo modelo ocorre em um contexto de crescimento do mercado automotivo brasileiro, que registrou crescimento de 15% em 2024.