Notícias
Tendência

Ferrari supera metas de 2024 e projeta crescimento robusto para 2025

Superando todas as metas estabelecidas para 2024, a Ferrari registrou um crescimento de 11,8% em relação ao ano anterior e prevê um aumento ainda maior para 2025

A Ferrari anunciou resultados financeiros expressivos para 2024, superando todas as metas estabelecidas e prevendo um crescimento ainda maior para 2025. A receita líquida atingiu 6,677 bilhões de euros, um aumento de 11,8% em relação ao ano anterior, com um total de 13.752 unidades entregues.

Benedetto Vigna, CEO da Ferrari, atribuiu o desempenho excepcional à qualidade das receitas sobre o volume de vendas, impulsionado por um mix de produtos forte e pela crescente demanda por personalizações.

“Acredito que isso explica melhor nossos excelentes resultados financeiros em 2024, graças a um mix de produtos forte e uma demanda crescente por personalizações. Nestas bases sólidas, esperamos um crescimento robusto adicional em 2025, o que nos permitirá atingir um ano antes o limite superior da maioria de nossas metas de rentabilidade para 2026”, afirmou Vigna.

As entregas totais em 2024 somaram 13.752 unidades, um aumento de 0,7% em relação ao ano anterior. A distribuição geográfica das vendas reflete a estratégia da empresa de preservar a exclusividade da marca.

  • EMEA (Europa, Oriente Médio e África): aumento de 141 unidades
  • Américas: aumento de 192 unidades
  • China Continental, Hong Kong e Taiwan: diminuição de 328 unidades
  • Resto da Ásia-Pacífico: aumento de 84 unidades

O aumento nas entregas foi impulsionado pelos modelos Ferrari Purosangue, Roma Spider e 296 GTS. As entregas da família SF90 XX e do 12Cilindri começaram no segundo semestre do ano, enquanto as entregas do 812 Competizione A diminuíram, aproximando-se do fim de seu ciclo de vida. Ao longo do ano, os modelos Portofino M, SF90 Stradale, 812 GTS, 812 Competizione e Roma foram descontinuados. As entregas do Daytona SP3 aumentaram em relação ao ano anterior, em linha com os planos.

Os produtos entregues no ano incluíram dez modelos com motor de combustão interna (ICE) e seis modelos com motor híbrido, que representaram 49% e 51% do total de entregas, respectivamente.

As receitas de carros e peças de reposição atingiram 5,728 bilhões de euros (aumento de 11,9%), graças a um mix de produtos e países mais rico, bem como ao aumento das personalizações. As receitas de patrocínio, comerciais e de marca atingiram 670 milhões de euros, um aumento de 17,1%, atribuível principalmente a novos patrocínios e atividades de estilo de vida.

O EBITDA de 2024 atingiu 2,555 bilhões de euros, um aumento de 12,1% em relação ao ano anterior, com uma margem de EBITDA de 38,3%. O lucro operacional (EBIT) de 2024 foi de 1,888 bilhão de euros, um aumento de 16,7% em relação ao ano anterior, com uma margem de lucro operacional (EBIT) de 28,3%.

O lucro líquido do ano foi de 1,526 bilhão de euros, um aumento de 21,3% em relação ao ano anterior, e o lucro diluído por ação do ano atingiu 8,46 euros, em comparação com 6,90 euros em 2023.

O fluxo de caixa livre industrial no ano foi de 1,027 bilhão de euros, impulsionado pelo aumento do EBITDA, parcialmente compensado por uma mudança negativa no capital de giro, provisões e outros em 100 milhões de euros, despesas de capital de 989 milhões de euros e impostos pagos de 400 milhões de euros.

A dívida industrial líquida em 31 de dezembro de 2024 era de 180 milhões de euros, em comparação com 99 milhões de euros em 31 de dezembro de 2023. Isso também refletiu uma recompensa total aos acionistas de 1,021 bilhão de euros, dos quais as recompras de ações representaram 581 milhões de euros e a distribuição de dividendos 440 milhões de euros, e substancialmente alinhada com a geração de fluxo de caixa livre industrial do ano. Em 31 de dezembro de 2024, a liquidez total disponível era de 2,292 bilhões de euros (1,722 bilhão de euros em 31 de dezembro de 2023), incluindo linhas de crédito comprometidas não utilizadas de 550 milhões de euros.

A Ferrari também anunciou uma parceria plurianual com a IBM, com início em 1º de janeiro de 2025. Segundo o acordo, a IBM será Parceira Premium da Scuderia Ferrari e da Scuderia Ferrari Driver Academy.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.