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Ferrari enfrenta ação judicial após falhas nos freios causarem acidentes

A ação judicial foi desencadeada por falhas no sistema de freios que, eventualmente, levaram o proprietário de um modelo 488 GTB a sofrer um acidente em um lago

A Ferrari, renomada fabricante italiana de carros de luxo, está no centro de uma disputa legal nos Estados Unidos. A ação judicial foi desencadeada por falhas no sistema de freios que, alegadamente, levaram um proprietário de um modelo 488 GTB a sofrer um acidente em um lago.

O processo foi iniciado logo após a Ferrari anunciar um *recall* de mais de 10.000 veículos nos Estados Unidos devido a problemas no sistema de freios que poderiam causar vazamento de fluido. O *recall* abrangeu diversos modelos, incluindo 458 Italia, 458 Spider, 458 Speciale, 488 GTB e 488 Spider, entre outros. Em 2022, um segundo *recall* expandiu ainda mais a lista de veículos afetados.

Ferrari enfrenta ação judicial após falhas nos freios causarem acidentes
Crédito da imagem: Carscoops

O *recall* de 2022 incluiu modelos como 430, 612 Scaglietti, 812 Superfast, F60 America, F8 Spider, F8 Tributo, Roma, California, California T, F12 Berlinetta, F12 TDF, FF, GTC4 Lusso, GTC4 Lusso T, LaFerrari, LaFerrari Aperta e Portofino.

Segundo a Ferrari, a tampa do reservatório de fluido de freio não proporcionava a ventilação adequada para o sistema de freios, e as concessionárias foram instruídas a substituir as tampas. Esse problema de freio não é exclusivo da Ferrari; recentemente, a Hyundai convocou recall do Ioniq 5 N nos EUA devido a uma falha similar.

A ação judicial e as alegações

Na ação judicial, os demandantes argumentam que a substituição da tampa do reservatório de fluido de freio é apenas uma solução provisória e não resolve o problema subjacente, no qual o selo traseiro pode se deslocar, causando vazamento de fluido de freio do cilindro mestre para o servo freio. A ação alega que a Ferrari deveria ter substituído também os cilindros mestres.

Sete proprietários de Ferraris, incluindo aqueles com modelos 488 GTB, 430 Spider, California T e 458 Italia, uniram forças na batalha legal. Esses *recalls* afetam diversas montadoras, como a Ford que anunciou quatro recalls afetando mais de 60 mil veículos por falhas de software.

O incidente com o Ferrari 488 GTB

O proprietário do Ferrari 488 GTB, Jeffrey Rose, é o principal autor da ação. Em junho de 2020, ele adquiriu um 488 GTB usado de um revendedor, mas cerca de um ano depois, o supercarro exibiu uma mensagem de ‘fluido de freio baixo’. Ele dirigiu cuidadosamente o carro para casa e tentou estacioná-lo. No entanto, os freios pararam de funcionar e o carro rolou lentamente pelo seu quintal. Ele “franticamente soltou o cinto de segurança” e saltou do carro, antes que ele caísse em um lago atrás de sua casa.

Embora a ação judicial tenha enfrentado alguns contratempos, ainda não chegou ao fim. No final de 2022, um juiz rejeitou partes do caso, mas deu aos demandantes a oportunidade de revisar e reapresentar. E foi isso que eles fizeram. Agora, vários aspectos desta nova ação foram concedidos, enquanto outros foram rejeitados pelo tribunal. Para evitar problemas futuros, é crucial que os proprietários fiquem atentos aos *recalls*, como os da Tesla que faz recall de mais de 46 mil Cybertrucks por risco de desprendimento de painéis do teto.

De acordo com documentos judiciais, conforme relatado pelo CarComplaints, o juiz Jamel K. Semper rejeitou várias alegações contra a Ferrari, incluindo alegações de ação coletiva em todo o país. É importante ressaltar que essas alegações foram rejeitadas sem prejuízo, o que significa que podem ser revisadas e reapresentadas. A guerra tarifária de Trump pressiona Tesla e Ferrari a buscar alternativas.

Como é frequentemente o caso em litígios complexos, esta ação judicial provavelmente se arrastará lentamente pelos tribunais e pode levar anos para ser resolvida ou rejeitada. É importante observar que a Ferrari atrai público mais jovem e mantém produção exclusiva, aponta CEO.

rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.

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