A fabricante chinesa de baterias para veículos elétricos, Farasis Energy, revelou uma nova tecnologia que suporta o carregamento ultrarrápido de baterias, atendendo à crescente demanda das montadoras por tempos de recarga cada vez menores.
Jiang Weiran, vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento da Farasis e presidente de seu instituto de P&D, apresentou a inovação em um fórum recente em Xangai. Segundo a apresentação, a empresa otimizou o design da bateria por meio de um modelo de simulação ROM desenvolvido internamente, permitindo que grandes baterias do tipo pouch alcancem um carregamento rápido de 6C em nível de sistema.

O termo ‘C’ se refere ao multiplicador de carregamento da bateria. Nesse contexto, 6C significa que a bateria pode, teoricamente, ser totalmente carregada em um sexto de hora – ou seja, 10 minutos. A crescente demanda por baterias eficientes tem levado a inovações como a que a Toyota desafia gigantes chinesas com novo compacto bZ3X no mercado chinês.
A solução da Farasis inclui:
- Um sistema de bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP) que suporta carregamento ultrarrápido de 6C.
- Um sistema de bateria ternária de lítio que suporta carregamento ultrarrápido de 5C.
A Farasis afirma que seu design estrutural SPS (super pouch solution) melhora significativamente a área de dissipação de calor: quatro vezes em baterias ternárias de 5C e 4,8 vezes em baterias LFP de 6C.
De acordo com a empresa, o design da bateria efetivamente resolve os desafios de dissipação de calor das abas sob carregamento rápido de alta taxa. Com base em modelos ROM e de otimização de carregamento rápido, tanto a bateria ternária de íon-lítio de 5C quanto os sistemas de bateria LFP de 6C são capazes de controlar as temperaturas de carregamento rápido dentro de 50°C. Enquanto isso, a BYD Yangwang U7 com sistema DiSus-Z chega ao mercado em breve, mostrando a diversificação tecnológica no setor.
Em um ambiente de carregamento ultrarrápido de 30°C, o tempo necessário para carregar de 10% a 80% do SOC (State of Charge, ou Estado de Carga) foi reduzido de 11,8 minutos para 10,2 minutos (uma diminuição de 13,5%) para a bateria ternária de íon-lítio de 5C, e de 10,28 minutos para 8,55 minutos (uma diminuição de 16,8%) para a bateria LFP de 6C.
A Farasis afirma que seu modelo ROM otimiza os limites do design da bateria, simplificando as condições de um fator para obter parâmetros centrais, impulsionando melhorias no desenvolvimento da bateria e na eficiência e desempenho do design. Para simulações de carregamento rápido de pack, o modelo ROM leva apenas 10 segundos para ser concluído, muito menos do que as 8 a 10 horas exigidas pelo software comercial tradicional.
A empresa destaca que o modelo ROM é capaz de selecionar rapidamente as soluções de design ideais para as químicas de bateria de lítio ternário, LFP e sódio, analisando profundamente o princípio de funcionamento das baterias. A inovação se junta a outros avanços, como a da Chery Exeed inova com drone inteligente integrado ao Exlantix ET.
A Farasis é uma das maiores fabricantes de baterias da China. A busca por novas tecnologias também envolve a segurança, com estudos mostrando que o seguro da Tesla Cybertruck é até 30% mais barato que o do Model 3, aponta estudo.