Mesmo após a Hyundai divulgar um boletim de serviço técnico em 2022, donos do SUV Palisade continuam enfrentando problemas com a suspensão traseira. As falhas persistem principalmente nos modelos mais completos, que usam o sistema de suspensão autonivelante — e os relatos indicam que o defeito pode surgir mesmo com pouca quilometragem.
Motoristas reclamam de uma condução desconfortável e irregular, muitas vezes acompanhada por vazamentos nos amortecedores traseiros. Um proprietário do modelo 2023, por exemplo, disse que precisou trocar os amortecedores duas vezes antes de completar 35 mil quilômetros.
Não perca nada!
Faça parte da nossa comunidade:
O problema afeta principalmente modelos fabricados entre 2020 e 2025 e tem aparecido em fóruns especializados, como o Palisade Forum, além de registros na NHTSA (agência de segurança viária dos EUA). Muitos usuários relatam falhas completas no sistema entre 32 mil e 96 mil km rodados.
A suspensão autonivelante, criada para manter o nível do carro mesmo com carga extra, parece ser o ponto fraco. Há relatos de componentes com defeito logo após o fim da garantia. Por isso, alguns donos estão optando por substituir o sistema original por um mais simples, usado nas versões básicas do Palisade.
A Hyundai já sabia do problema há pelo menos três anos e meio. Em 2022, a marca reconheceu que os amortecedores autonivelantes poderiam falhar por causa de um conjunto isolador com defeito. Mesmo assim, o boletim foi limitado apenas aos modelos 2020 e 2021. Inclusive, essa não é a única situação envolvendo recalls, como no caso do Ford convoca recall para Bronco e Ranger 2024 e 2025 por falhas de segurança.
A situação fica ainda mais complicada porque a Hyundai está sendo processada na Califórnia. A ação acusa a marca de esconder um possível defeito no sistema ABS ou de controle de tração dos modelos Palisade 2023 a 2025, que pode causar derrapagens em frenagens sobre pisos irregulares.
Enquanto isso, as queixas de suspensão continuam se acumulando. Proprietários alegam que a solução proposta pela montadora não é suficiente e questionam se o problema foi realmente resolvido nos modelos mais novos. Casos como esse mostram a importância de recalls, como o da Mazda faz recall de mais de 171 mil veículos Mazda3 e CX-30 devido a falha nos airbags.
A Hyundai foi procurada para comentar o assunto, mas ainda não respondeu oficialmente. A Hyundai também tem investido em novos modelos, como o Hyundai Ioniq 9 chega às ruas com primeira entrega de SUV elétrico em Georgia.