Muitos donos de Chevrolet Onix, Onix Plus e Tracker estão enfrentando um problema preocupante: a correia dentada desses modelos está se desgastando antes do tempo. Mesmo com a garantia de até 240 mil quilômetros, o defeito continua aparecendo, principalmente quando o óleo do motor não é o mais adequado.
Os motores 1.0 de três cilindros desses veículos têm apresentado falhas nesse componente essencial. Há diversos relatos de que a correia começa a se esfarelar, rachar e até romper muito antes do esperado. Isso pode causar danos graves ao motor e gerar altos custos de reparo para os proprietários.

Mesmo com a Chevrolet estendendo a garantia da peça para 240 mil km, muitos consumidores ainda desconfiam da solução. A montadora afirma que o problema ocorre por conta do uso de óleo lubrificante inadequado. Porém, mesmo seguindo todas as revisões recomendadas, o defeito continua surgindo e pode gerar gastos superiores a R$ 10 mil.
O grande vilão da história é a correia dentada, também chamada de correia de comando, que tem a função de manter a sincronia entre as válvulas e os pistões. Nos modelos Onix, Onix Plus e Tracker com motor 1.0 de três cilindros, essa correia funciona em contato direto com o óleo do motor, um sistema conhecido como “banhado a óleo”.
A ideia inicial era que a correia fosse mais leve, silenciosa e durável, com uma vida útil de até 240 mil quilômetros ou 15 anos, conforme indicado no manual do proprietário. Mas, na prática, a história tem sido bem diferente.
Muitos motoristas têm enfrentado problemas antes mesmo de chegar aos 50 mil quilômetros. A correia se desgasta, se desfaz ou até arrebenta, mesmo com as revisões em dia. E quando isso acontece, o prejuízo pode ser grande. A quebra da peça pode danificar o motor, travando as válvulas e fazendo com que batam nos pistões. Dependendo do estrago, o conserto pode custar desde R$ 3.300, para trocar a correia, o tensionador e o rolamento, até R$ 20 mil, se houver danos mais graves no cabeçote e em outras partes do motor.
Além disso, pode ser necessário trocar a bomba de óleo, que custa em torno de R$ 900. Isso pesa no bolso dos donos de carro, principalmente para quem depende do veículo para trabalhar, como taxistas e motoristas de aplicativo.
Segundo a Chevrolet, o problema acontece, na maioria das vezes, por causa do uso de óleo errado. Nos motores aspirados, o indicado é o AcDelco 0W-20 com certificação Dexos 1 Gen 3. Já para os modelos turbo, o recomendado é o AcDelco 5W-30 com a mesma certificação.
A ausência dos aditivos corretos no óleo pode levar ao ressecamento, rachaduras e esfarelamento da correia, liberando fragmentos que obstruem os dutos e comprometem a lubrificação do motor. No entanto, há relatos de que o problema persiste mesmo com o uso do óleo recomendado. Suspeita-se que o projeto da correia banhada a óleo possa apresentar falhas, ou que a qualidade do combustível disponível no Brasil contribua para acelerar o desgaste.
No site Reclame Aqui, diversos casos são relatados. Ricardo, taxista de São Paulo, relatou que a correia do seu Onix Plus 2020 turbo se rompeu com 132.500 km, em novembro de 2023. Segundo ele:
“Estava trabalhando e meu carro quebrou a correia dentada com 132.500 km. No manual a troca de correia dentada é de 240.000 km ou 15 anos. A concessionária disse que eu não tenho direito ao conserto e que eu tenho que pagar pelo mesmo. Falaram que o veículo está fora da garantia e eu não realizei as revisões na Chevrolet, que o carro é de uso comercial e tem o uso intenso/severo. Prefiro fazer revisões com meu mecânico de confiança. E faço as revisões periodicamente. É meu meio de sustento.”
A resposta da Chevrolet foi: “Salientamos que seu veículo está fora do período de garantia e de acordo com a página 233 do manual do proprietário o reparo não será realizado em garantia”.
Outro caso é o de Roberto, de São Paulo, proprietário de um Onix LTZ 1.0 turbo 2020. Em maio de 2023, com 50 mil km, a correia se rompeu. Ele relatou:
“Fiz as três primeiras revisões na concessionária, mas depois as outras revisões foram efetuadas em oficinas pelo alto valor das revisões da concessionária (valores quase 200% acima dos valores de mercado). E então o veículo parou e teve que ser rebocado até a oficina. Sendo diagnosticado Quebra Precoce da Correia Dentada. O veículo está com 50 mil km. Conforme o mecânico, deverá ser efetuada a retífica do cabeçote/motor. Quem irá arcar com todos os prejuízos do conserto e dos transtornos de ter o carro parado vários dias. Aguardo um pronunciamento da Chevrolet.”
A empresa solicitou que o veículo fosse levado a uma concessionária autorizada, mas não se responsabilizou pelo reparo devido à expiração da garantia. Bladimiro, proprietário de um Onix 2023 turbo, relatou em abril de 2024 um caso ainda mais grave. Com apenas 20 mil km, a correia começou a se desfazer. “Usei óleo Motul 5W30 Dexos, superior ao indicado, e a concessionária não tinha o ACDelco correto na revisão. Agora, vou gastar R$ 4 mil para abrir o motor. Chevrolet nunca mais”.
Além dos problemas com a correia dentada, é importante estar atento aos custos de seguro e revisões. Se você está pensando em adquirir um veículo, vale a pena conferir quanto custa o seguro e as revisões do Chevrolet Tracker 2025. Outra opção popular é a Chevrolet Montana 2025, que também merece uma análise detalhada dos custos de manutenção e proteção.