Proprietários de veículos da Great Wall Motors (GWM) enfrentaram transtornos nesta quinta-feira (21), devido a uma falha generalizada nos aplicativos da montadora. O problema, que afetou diversas marcas da GWM, impediu que os usuários utilizassem a função de chave via Bluetooth para destravar e operar seus carros.
De acordo com relatos de diversos clientes nas redes sociais, o erro “503 Serviço Indisponível” era exibido ao tentar acessar os aplicativos, impossibilitando o uso das chaves digitais. A pane afetou não apenas o aplicativo principal da GWM, mas também os aplicativos das submarcas Wey e Tank, impactando motoristas em diversas regiões da China.

A GWM emitiu um comunicado oficial reconhecendo a falha e informando que sua equipe técnica estava trabalhando para solucionar o problema. “Devido a uma anomalia no servidor, alguns usuários dos aplicativos das cinco marcas e do aplicativo Great Wall Motor podem não conseguir fazer login ou usá-los normalmente”, dizia o comunicado. A empresa também recomendou que os motoristas portassem suas chaves físicas como precaução.
A Great Wall Motor, fundada em 1984, é uma fabricante chinesa de automóveis com um portfólio que inclui as marcas Haval, Wey, Ora, Tank e Great Wall Pickup. As falhas de software, como a que afetou a GWM, não são exclusivas de uma marca; a Ford anuncia quatro recalls afetando mais de 60 mil veículos por falhas de software, mostrando que até as maiores montadoras podem enfrentar desafios tecnológicos.
Em um comunicado posterior, divulgado às 16h (horário de Pequim), a GWM informou que o problema foi totalmente resolvido. “Após intensos esforços, todos os aplicativos voltaram ao normal”, afirmou a empresa. Aos usuários que ainda enfrentavam dificuldades de login, a GWM recomendou reiniciar o aplicativo ou tentar novamente após mudar o ambiente de rede.