A fabricante chinesa de baterias CALB divulgou uma prévia de seus resultados financeiros, sinalizando um crescimento robusto no lucro líquido para 2024. A empresa estima um aumento entre 80% e 100% em comparação com 2023, impulsionado pela expansão de seus negócios e pela redução de custos de produção.
De acordo com o relatório divulgado na bolsa de valores de Hong Kong, a CALB espera que seu lucro líquido atinja entre 786 milhões de RMB (US$ 108 milhões) e 874 milhões de RMB em 2024, um salto significativo em relação aos 437 milhões de RMB registrados em 2023.
A empresa atribui esse crescimento à expansão contínua de seus negócios e aos ganhos de escala resultantes. Além disso, a CALB destaca sua tecnologia de ponta e competitividade de seus produtos, que permitiram a redução de custos sem comprometer o desempenho. Isso acontece em um cenário onde a BYD confirma picape grande para rivalizar com Ford F-150 na Austrália e outras fabricantes chinesas ganham destaque globalmente.
Em 2024, a capacidade instalada de baterias de potência da CALB na China atingiu 36,49 GWh, um aumento de 10,95% em relação ao ano anterior, conforme dados compilados pela CnEVPost. Desse total, um recorde de 12,59 GWh foi instalado no quarto trimestre, representando um crescimento de 24,78% em relação ao mesmo período do ano anterior e um aumento de 25,15% em relação ao terceiro trimestre de 2024.
Em janeiro, a CALB, a terceira maior fabricante de baterias de potência da China, instalou 2,42 GWh de baterias de potência no país, conquistando uma participação de mercado de 6,23%, ficando atrás da CATL (47,08%) e da BYD (22,90%).
Em sua prévia de resultados, a CATL informou que espera que seu lucro líquido em 2024 fique entre 49 bilhões de RMB e 53 bilhões de RMB, um aumento de 11,06% a 20,12% em relação a 2023. A receita da CATL deverá ser de 356 bilhões de RMB a 366 bilhões de RMB em 2024, uma queda de 11,20% a 8,71% em relação aos 400,9 bilhões de RMB em 2023. Enquanto isso, a Chevrolet Tracker se despede do mercado chinês em meio à reestruturação da GM, demonstrando as mudanças no cenário automotivo chinês.