A startup chinesa Zoolnasm Energy, especializada em baterias de íons de sódio, acaba de concluir uma nova rodada de investimentos no valor de 300 milhões de yuans (cerca de US$ 42 milhões). O objetivo é acelerar o desenvolvimento tecnológico, ampliar a produção e reforçar sua presença no mercado.
Os novos aportes vieram principalmente da Tiande Investment e da Saize Capital, que já era acionista da empresa. A rodada faz parte da Série A2 e coloca a Zoolnasm entre as poucas startups do setor a atrair esse tipo de investimento nos últimos anos.
Não perca nada!
Faça parte da nossa comunidade:
No fim de 2023, a empresa foi escolhida por uma fabricante internacional de autopeças como fornecedora de baterias de íons de sódio. O contrato prevê fornecimento ao longo de quatro anos, com valor total estimado em 200 milhões de yuans.
Pouco antes disso, em novembro, a Zoolnasm iniciou a construção de sua primeira fábrica para produção em massa dessas baterias, localizada na cidade de Guangde, província de Anhui. O projeto prevê investimento total de 10 bilhões de yuans.
A planta terá capacidade para produzir anualmente 20 GWh de células e 10 GWh em sistemas completos de baterias de íons de sódio, sinalizando a aposta da empresa nesse tipo de tecnologia como alternativa ao lítio.
Fundada em janeiro de 2021 e com sede em Suzhou, na província de Jiangsu, a Zoolnasm é uma das promessas do setor de baterias na China. Desde 2022, ela conta com o apoio da Country Garden Venture Capital, braço de investimentos da incorporadora Country Garden.
Mesmo sem ter revelado valores anteriores, a empresa vem ganhando espaço em um mercado que busca soluções mais acessíveis e sustentáveis para armazenamento de energia.
Com os novos investimentos, a Zoolnasm pretende acelerar a inovação em baterias de sódio, tecnologia que tem atraído atenção por usar materiais mais baratos e abundantes que o lítio. A demanda aquecida por veículos elétricos, como o Xiaomi SU7 eleva tempo de espera para até 350 dias na China, demonstra o crescente interesse em novas tecnologias de baterias.