A fábrica de pneus da Continental em Korbach, na Alemanha, tornou-se a quarta unidade da empresa a receber a certificação de sustentabilidade International Sustainability and Carbon Certification (ISCC) PLUS. Este padrão globalmente reconhecido certifica que a Continental atende a requisitos específicos de documentação de sustentabilidade relacionados ao uso de materiais mais sustentáveis, além de confirmar a rastreabilidade transparente das matérias-primas utilizadas no processo de produção.
A certificação das matérias-primas permite à Continental garantir a rastreabilidade completa de materiais de fontes renováveis e recicladas. Para a fabricante premium, este é um passo adiante em direção ao objetivo de utilizar 100% de materiais sustentáveis em seus produtos de pneus até 2050. Além da fábrica de Korbach, as unidades em Lousado (Portugal), Hefei (China) e Puchov (Eslováquia) já são locais de produção da Continental Pneus com certificação ISCC PLUS.
A certificação foi baseada na conformidade e documentação de determinados processos para o balanço de massa de matérias-primas. A abordagem de balanço de massa mistura matérias-primas fósseis, renováveis e recicladas em sistemas e processos existentes.
As quantidades utilizadas são rastreadas ao longo de toda a cadeia de valor e, portanto, podem ser alocadas proporcionalmente a qualquer momento. Essa abordagem possibilita à Continental aumentar gradualmente a proporção de materiais sustentáveis em seus produtos, garantindo que a parcela de materiais sustentáveis certificados possa ser relatada com precisão.
“Estamos aumentando consistentemente a quantidade de materiais renováveis e reciclados em nossos pneus. As certificações contribuem para a transparência”, afirma Jorge Almeida, chefe de sustentabilidade da Continental Pneus. Ele acrescenta: “Nossa ambição é implementar a abordagem de balanço de massa em todas as nossas fábricas de pneus em todo o mundo.”
Klaus Ohlwein, chefe da fábrica de pneus da Continental em Korbach, declarou: “Na Continental, estamos trabalhando mundialmente para tornar o futuro da mobilidade mais ecológico. Nossa certificação ISCC PLUS, bem como nosso passo mais recente, o uso de garrafas PET recicladas na produção em série, são provas de nossa implementação consistente aqui em Korbach. Oferecemos aos nossos clientes pneus de alto desempenho que não apenas entregam desempenho excepcional, mas também apoiam cada vez mais a bioeconomia e a economia circular.”
A International Sustainability and Carbon Certification (ISCC) foi estabelecida em 2010 como parte de uma iniciativa de múltiplas partes interessadas e é um sistema de certificação líder e aplicável globalmente, com o objetivo de promover uma cadeia de suprimentos rastreável, sustentável, livre de desmatamento e favorável ao clima.
As certificações ISCC são amplamente reconhecidas e abrangem biomassa agrícola sustentável, resíduos biogênicos, materiais renováveis não biológicos e materiais reciclados à base de carbono. O desenvolvimento e a implementação de vários padrões de certificação são a ferramenta do ISCC para promover sua missão de mitigar as mudanças climáticas e trazer maior rastreabilidade aos mercados globais e cadeias de suprimentos.
O UltraContact NXT é o primeiro pneu de produção para o qual a Continental usa materiais certificados pelo balanço de massa. Exemplos incluem borracha sintética feita de matérias-primas bio-baseadas e biocirculares ou negro de fumo, que é produzido em parte usando óleo de processos circulares. Ele é fabricado na fábrica de pneus da Continental em Lousado, Portugal, desde 2023.
A Continental está trabalhando intensamente para substituir o máximo possível de matérias-primas na produção por alternativas sustentáveis. As matérias-primas que serão usadas na produção de pneus no futuro incluem, por exemplo, resíduos agrícolas, como as cinzas de cascas de arroz, negro de fumo sustentável ou aço reciclado.
A certificação das fábricas da Continental é um marco importante nos esforços da empresa para usar mais de 40% de materiais renováveis e reciclados em seus pneus até 2030 e para se tornar completamente neutra em termos climáticos até 2050. Até 2050, no máximo, todos os novos pneus da Continental devem ser feitos inteiramente de materiais sustentáveis.
A Fábrica de pneus da Continental em Korbach, Alemanha
Além de pneus para automóveis, incluindo pneus de alto desempenho (UUHP) para veículos tecnologicamente avançados, a fábrica de pneus da Continental em Korbach também produz pneus para bicicletas. Estes são projetados especificamente para profissionais como os pilotos que participam do Tour de France.
Outros destaques de Korbach, na Alemanha, incluem o Centro de Tecnologia de Alto Desempenho (HPTC) e o pneu de bicicleta “Urban Taraxagum”, que é o único pneu de produção contendo borracha natural de dentes-de-leão. Pneus de motocicletas como o “ContiRoadAttack 4” e pneus industriais para empilhadeiras completam o portfólio de produtos. Além disso, a fábrica produz mangueiras para o setor do grupo ContiTech. O local de Korbach tem mais de 3.600 funcionários.