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Euro NCAP endurece regras e exige botões físicos em carros a partir de 2026

Diante dos cenários de polêmicas, o Euro NCAP anunciou que exigirá a presença de controles financeiros para cinco funções consideradas cruciais para a condução

A crescente tendência de substituir botões físicos e mostradores por telas sensíveis ao toque nos painéis dos automóveis tem gerado discussões acaloradas no setor automotivo. Enquanto fabricantes como Tesla, Mercedes e Volkswagen apostam na modernização digital, especialistas e consumidores questionam os impactos na segurança e na usabilidade dos veículos.

A principal preocupação reside no aumento da distração ao volante, já que operar funções básicas em telas touchscreen exige que o motorista desvie o olhar da estrada por mais tempo.

Euro NCAP endurece regras e exige botões físicos em carros a partir de 2026
Crédito da imagem: Mini

Diante desse cenário, o Programa Europeu de Avaliação de Carros Novos (Euro NCAP) anunciou novos critérios de segurança que prometem impactar a indústria. A partir de janeiro de 2026, a entidade exigirá a presença de controles físicos para cinco funções consideradas cruciais para a condução:

  • Sinais de direção;
  • Luzes de emergência;
  • Buzina;
  • Limpadores de para-brisa;
  • Sistema de chamada de emergência (eCall).

Segundo Matthew Avery, diretor de desenvolvimento estratégico do Euro NCAP, “o uso excessivo de telas sensíveis ao toque é um problema em toda a indústria” e a nova regulamentação busca garantir uma condução mais segura, reduzindo a dependência de interfaces digitais complexas. A decisão da Euro NCAP vem após relatos de montadoras como a Volkswagen voltar atrás e confirmar botões físicos em futuros modelos.

A reação das montadoras tem sido diversa. Algumas, como a Mazda e a Toyota, já demonstraram resistência à eliminação completa dos controles físicos, mantendo botões e mostradores tradicionais em seus veículos.

Euro NCAP endurece regras e exige botões físicos em carros a partir de 2026
Tesla Modelo Y Crédito da imagem: Tesla

Outras empresas exploram alternativas, como o controle por voz, que permite ao motorista interagir com o carro sem tirar as mãos do volante. No entanto, sistemas de voz ainda enfrentam desafios relacionados a ruídos e diferentes sotaques, o que limita sua eficácia em algumas situações. Além da questão da usabilidade, a cibersegurança em veículos também se torna um ponto de atenção com o aumento da digitalização.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

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