Notícias
Tendência

Estudo revela perda de autonomia de veículos elétricos em temperaturas baixas

Uma pesquisa analisou mais de 18.000 veículos de 20 modelos populares nos Estados Unidos e revelou o impacto das baixas temperaturas na autonomia dos veículos elétricos

Um novo estudo detalha o impacto das baixas temperaturas na autonomia de veículos elétricos (VEs). A pesquisa, que analisou mais de 18.000 veículos de 20 modelos populares nos Estados Unidos, constatou que, em média, os VEs perdem cerca de 20% de sua autonomia quando a temperatura atinge 0°C ou menos.

O estudo, conduzido pela Recurrent, aponta que alguns modelos se destacaram positivamente nessas condições. O Tesla Model X liderou o ranking, mantendo 89% de sua autonomia, seguido de perto pelo Tesla Model S, com 88%.

Estudo revela perda de autonomia de veículos elétricos em temperaturas baixas
Foto: Reprodução/Tesla

Outros modelos com bom desempenho incluem o Audi e-tron e o Tesla Model 3, ambos com 87%, e o Tesla Model Y, com 86%. Os modelos Hyundai Ioniq 5 e Hyundai Kona também apresentaram bons resultados, retendo 85% e 84% de sua autonomia, respectivamente.

Um ponto interessante levantado pelo estudo é a relação entre a presença de bombas de calor e o desempenho em baixas temperaturas. Dos 13 veículos com melhor desempenho, 11 possuem bomba de calor como item de série.

As bombas de calor aumentam a eficiência ao transferir calor do ar externo para a cabine, reduzindo a dependência de aquecedores elétricos, que são menos eficientes. Contudo, alguns veículos equipados com bomba de calor, como o Chevrolet Equinox e o Cadillac Lyriq, tiveram desempenho abaixo do esperado, o que está sendo investigado pela Recurrent.

Na outra ponta, os modelos que mais perderam autonomia em temperaturas baixas foram o Nissan Leaf (78%), Ford F-150 Lightning (74%), Chevrolet Bolt (69%), Ford Mustang Mach-E (66%) e VW ID.4 (64%).

O estudo concluiu que, em média, veículos elétricos com bomba de calor mantêm 83% de sua autonomia em condições de congelamento, enquanto modelos sem esse recurso retêm apenas 75%. A pesquisa também mostrou que veículos com baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP) não apresentam um desempenho notavelmente pior em baixas temperaturas em comparação com alternativas NCA.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.