O aguardado esportivo elétrico SC-01, inicialmente desenvolvido por uma startup apoiada pela Xiaomi, agora integra o portfólio da marca chinesa JMEV, recebendo o nome oficial de JMEV 01. A mudança, oficializada pelo regulador chinês, marca um novo capítulo para o veículo, que terá preço de mercado de 300.000 yuan (aproximadamente US$ 40.920).
O desenvolvimento do JMEV 01 é fruto do trabalho da Tianjin Gongjianpai Auto Technology, uma startup de customização automotiva fundada em 2016. O fundador, Feng Xiaotong, é conhecido por seu canal no YouTube, “China Car Custom”, desde 2018. Investimentos da Xiaomi no projeto somam dezenas de milhões de yuan, com o cofundador da Xiaomi, Liu Dezheng, atuando como um dos diretores da empresa.
O SC-01, apresentado em 2022, era previsto para lançamento em 2024, com preço na casa dos 300.000 yuan. Em 2023, as especificações foram reveladas e, no início de 2024, o carro teria entrado em produção. No entanto, o projeto ficou em silêncio até agora, quando o SC-01 passou a integrar a marca JMEV, joint venture entre a JMC e a Renault.
JMEV 01: Nova Identidade
A JMEV, estabelecida pela Jiangling Motors Corporation (JMC) em 2015, recebeu um aporte de 1 bilhão de yuan da Renault em 2019, que adquiriu 50% da empresa. Apesar do investimento, os produtos da JMEV não obtiveram grande sucesso de vendas na China e na Europa. Em 2023, os quatro diretores representantes do Grupo Renault deixaram o conselho da joint venture, conforme noticiado pelo portal Caixin.
A JMEV opera uma fábrica em Nanchang, província de Jiangxi, com capacidade de produção de 100.000 veículos por ano. Contudo, suas vendas domésticas ficaram abaixo de 30.000 unidades em 2024. A fabricante demonstrou interesse em utilizar sua capacidade produtiva, tornando-se a manufatureira do esportivo elétrico SC-01, agora JMEV 01.
Características do JMEV 01
O design do JMEV 01 mantém a identidade visual do SC-01, um roadster de duas portas com faróis angulares, lanternas circulares e colunas C inclinadas. As dimensões do veículo são 4106 mm de comprimento, 1830 mm de largura e 1170 mm de altura, com distância entre eixos de 2503 mm. As bitolas dianteira e traseira são iguais, com 1580 mm. Os ângulos de ataque e saída são de 10 e 16 graus, respectivamente, e o carro utiliza rodas 245/40 ZR18.
Surpreendentemente leve para um elétrico, o JMEV 01 pesa 1.365 kg, apenas 25 kg a mais que o Porsche Cayman 987. O modelo adota uma estrutura tubular de aço cromo-molibdênio com bateria montada no centro. O peso bruto do carro é de 1.615 kg.
O sistema de propulsão do esportivo é composto por dois motores síncronos de imã permanente TZ200XSWMA, um em cada eixo, fabricados pela Enpower – fornecedora de Geely, SAIC, Great Wall Motor, Chery, Changan, Dongfeng, JAC e Xpeng. Cada motor tem potência máxima de 160 kW (214 hp), totalizando 320 kW (429 hp) combinados. A alimentação é feita por uma bateria NMC ternária da CALB, cuja capacidade ainda não foi divulgada. A velocidade máxima do JMEV 01 é de 200 km/h.
Em dezembro de 2024, Feng Xiaotong, fundador da Tianjin Gongjianpai Auto Technology, pediu desculpas em suas redes sociais pelo atraso no lançamento do esportivo. Segundo ele, o projeto enfrentou diversas dificuldades. Com a aprovação da licença de vendas para o SC-01 sob o nome JMEV 01, o carro finalmente parece estar pronto para chegar ao mercado.
O JMEV 01 é mais um carro elétrico que chega ao mercado, assim como o Firefly EV, hatch elétrico da Nio que detalhou as especificações para o mercado europeu recentemente, e como os modelos da Tesla Model Y Juniper e Tesla Model 3 que tiveram seus preços reajustados.
Ainda falando em novidades do mercado Chinês, a Chery Fulwin T8 híbrido plug-in, entrou em pré-venda com opções de 5 e 7 lugares. E a Xpeng G7 também surgiu em fotos, prometendo tecnologia avançada.
O lançamento do JMEV 01 chega em um momento onde a marca Zeekr 007 GT, lançou sua nova perua elétrica com quatro versões na China. E também pouco tempo depois de ser divulgado que a Honda Prelude retornará em 2026 com motorização híbrida e visual repaginado.
O mercado de elétricos está a todo vapor, com diversas montadoras lançando seus modelos como a Firefly, hatch elétrico da Nio, que concluiu testes de inverno na China. E até mesmo um taxista tcheco que atingiu 500 mil km com seu Nissan Leaf com apenas uma troca de bateria.